ATIVIDADE 3 – TEOL – ÉTICA CRISTÃ E RESPONSABILIDADE SOCIAL – 52 _2024
QUESTÃO 1
A contribuição cristã para o debate acerca da erradicação da pobreza, talvez, resida na compreensão de que a raiz para a injustiça é cultural, baseada na cosmovisão das comunidades e nações e não apenas econômica. Esta última, é apenas uma consequência da primeira, tendo em vista que o alicerce para a pobreza material está na “pobreza de mentes e corações”, em padrões culturais caídos e distantes dos valores do Reino de Deus.
CUNHA, Mauricio. José. Silva. Ética Cristã e Responsabilidade Social. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando o texto apresentado e o conhecimento adquirido na disciplina, avalie as afirmações a seguir.
- Na cosmovisão cristã, a transformação social e cultural é possível pela aplicação da Verdade em todos os domínios sociais, como resultado da compaixão e do serviço.
- O conceito de compaixão, como inteligível em termos bíblicos, está arraigado na narrativa das Escrituras de forma profunda e inequívoca, expressando a natureza do próprio Deus.
III. Compaixão, na cosmovisão cristã, está sempre associada à ação, a partir de uma profunda identificação com o próximo.
- A compaixão é uma atitude imoral. A espiritualidade bíblica revela-se no encontro.
- A ideia cristã de justiça social deriva do conceito bíblico de libertação que, por sua vez, está ancorado na natureza do próprio Deus.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III, apenas.
Alternativa 2 – I, II e V, apenas.
Alternativa 3 – I, III, IV e V, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 2
Podemos afirmar com segurança que a questão dos direitos humanos está fundamentada no absoluto reconhecimento da dignidade da pessoa humana, um valor essencialmente cristão e profundamente bíblico. Reconhecemos esse princípio na criação do homem à imagem e semelhança do Criador, e encontra mos seu ápice na encarnação de Cristo, o “Filho do Homem”.
CUNHA, Mauricio. José. Silva. Ética Cristã e Responsabilidade Social. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando o texto apresentado, referente na formação dos direitos humanos segundo Aquino, avalie as alternativas a seguir.
I. Direito de liberdade.
II. Direito de igualdade.
III. Direito dos povos.
IV. Ecodireitos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
A História registra a ação missionária da igreja e o seu agir transformador, mudando realidades sociais, inclusive na relação com a política. É o caso, por exemplo, da noção de educação universal – “toda criança na escola” – uma política pública adotada por quase todas as sociedades civilizadas, mas que teve uma imensa contribuição da visão cristã de mundo, a partir de um conceito de sacerdócio universal dos cristãos.
CUNHA, Mauricio. José. Silva. Ética Cristã e Responsabilidade Social. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando a situação apresentada e o conhecimento adquido na disciplina, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Se todo crente é um sacerdote, todos deveriam conhecer a Bíblia. Logo, todos deveriam ser analfabetos. A ideia de que a educação – antes relegada aos sacerdotes e aristocratas – é para alguns, nasce desta visão cristã.
Alternativa 2 – Se todo crente é não é um sacerdote, todos deveriam conhecer a Bíblia. Logo, todos deveriam ser alfabetizados. A ideia de que a educação – antes relegada aos sacerdotes e aristocratas – é para todos, nasce desta visão cristã.
Alternativa 3 – Se todo crente é um estudioso, todos deveriam conhecer os textos. Logo, todos deveriam não ser alfabetizados. A ideia de que a educação – antes relegada aos sacerdotes e aristocratas – é para todos, nasce desta visão cristã.
Alternativa 4 – Se todo crente é um sacerdote, todos deveriam conhecer a Bíblia. Logo, todos deveriam ser alfabetizados. A ideia de que a desinformação – antes relegada aos sacerdotes e aristocratas – é para todos, nasce desta visão cristã.
Alternativa 5 – Se todos os crentes são considerados sacerdotes, então todos devem ter conhecimento da Bíblia, o que implica que todos devem ser alfabetizados. Essa concepção de que a educação, uma vez limitada aos sacerdotes e à aristocracia, é para todos, surge dessa perspectiva cristã.
QUESTÃO 4
Uma decisão da juíza Thaíssa de Moura Guimarães, da 20ª Vara Cível de Brasília, pode pôr um fim ao tratamento desigual e misógino que as mulheres frequentadoras de uma igreja no Lago Sul vêm sofrendo desde a edição de uma resolução, em 2018, que as proíbe terminantemente de abrirem a boca para pregar ou falar no púlpito, direito que, a partir do documento, ficou restrito aos homens. https://bsbcapital.com.br/justica-anula-determinacao-que-proibe-mulheres-de-pregar-em-igreja-no-lago-sul/ (24/11/2021)
A ideologia de gênero prega a equidade. A restauração da dignidade intrínseca da mulher e do homem, são manifestações da natureza do próprio Deus. Em Gênesis 1:27 lemos que Deus criou o homem (raça humana) à sua imagem, à imagem de Deus o criou, “homem e mulher os criou”. Temos aqui a noção de que a natureza divina é refletida igualmente no homem e mulher, ambos assumindo diferentes formas, papéis e funções, mas iguais em dignidade e valor.
CUNHA, Maurício José Silva. Ética cristã e responsabilidade social. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2018.
A partir dos textos acima, analise as afirmações a seguir e marque (V) verdadeiro ou (F) falso:
( ) A notícia acima retrata uma leitura preconceituosa de algumas religiões em relação às mulheres
( ) Ser contrário à ideologia de gênero reforça situações de misoginia como a noticiada acima
( ) A ideologia de gênero, ao valorizar a equidade das mulheres, propõe uma afronta à Bíblia
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F
Alternativa 2 – V, F, V
Alternativa 3 – F, F, V
Alternativa 4 – V, V, V
Alternativa 5 – F, V, V
QUESTÃO 5
Na mensagem bíblica, o cuidado com os mais vulneráveis é muito mais do que uma opção sentimental, mas uma obrigação ética, e a negligência ou omissão em relação aos menos favorecidos é considerado um ato de extrema gravidade, como vemos no texto de Ezequiel 16:49: “Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranquilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado”.
CUNHA, Mauricio. José. Silva. Ética Cristã e Responsabilidade Social. Maringá: Unicesumar, 2018.
Observando o texto apresentado, sobre o que o autor está se referindo?
Alternativas
Alternativa 1 – Justiça Amorosa e Compaixão aos Oprimidos
Alternativa 2 – Justiça Verdadeira e Compaixão aos Aflitos
Alternativa 3 – Justiça Fatídica e Compaixão Linguística
Alternativa 4 – Justiça Racional e Compaixão Genuína
Alternativa 5 – Justiça Social e Compaixão Bíblica.
QUESTÃO 6
No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
CUNHA, Mauricio. José. Silva. Ética Cristã e Responsabilidade Social. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando o texto apresentado e o conhecimento adquirido na disciplina, avalie as afirmações a seguir.
- A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o com portamento humano em sociedade.
- A moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
III. A moral, portanto, diz respeito ao conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão.
- No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito distinta. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I, II e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
O trabalho de incidência política da Igreja acontece a partir daquilo que chamamos de “recuperação da sua dimensão profética”. Entendemos, aqui, o pro fético como a denúncia de injustiças, o inconformismo com tudo aquilo que fere o caráter e os plenos desígnios de Deus em uma dada sociedade. A recuperação dessa dimensão profética da Igreja no exercício da sua Missão está relacionada com a busca da Justiça, entendida como a participação de Deus na vida humana.
CUNHA, Mauricio. José. Silva. Ética Cristã e Responsabilidade Social. Maringá: Unicesumar, 2018,
Considerando o texto apresentado e o conhecimento adquirido na disciplina sobre os desafios da igreja, avalie as afirmações a seguir.
- A necessidade de aprendermos a andar em alianças e coalizões por uma causa comum, sem abrir mão das nossas convicções, dentro do princípio da co-beligerância;
- O empoderamento de vocações para a ação extra-eclesiástica e o reconhecimento desta como expressão legítima da sinalização do Reino de Deus;
III. A ação qualificada dos cristãos, a partir de um conhecimento profundo da realidade que se quer transformar, num contexto que exige muito mais que “boas intenções”;
- A formação qualificada dos quadros das igrejas e OBFs (Organizações Baseadas na Fé);
- Definição de “causas” relacionadas com a Justiça do reino de Deus (e não com os interesses de grupos eclesiásticos), a partir de uma visão cristã de mundo, em discernimento da realidade contemporânea.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II, III e IV, apenas.
Alternativa 2 – I, III e V, apenas.
Alternativa 3 – II, III e V, apenas.
Alternativa 4 – II, IV e V, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 8
http://www.juniao.com.br/chargecartum/
- A imagem acima retrata a censura como uma forma de violência verbal muito comum, principalmente no que tange à política. Desde a última eleição para presidente no Brasil, as relações sociais se estreitaram e diminuiu o diálogo tanto na política, quanto no dia a dia. Diversas pessoas saíram ou foram expulsas das redes sociais e várias pessoas foram silenciadas por diversos mecanismos de controle, seja pela exposição da mídia, ou por pressão social. O problema é que muitas pessoas deixaram de pensar e de expressar suas opiniões.
PORQUE
- Existem várias formas de violência que podem ser confirmadas históricamente. A Galileia de Jesus, por exemplo, era uma região marcada por sofrimento, opressão e resistência. Os galileus eram obrigados a oferecer seu trabalho e o que mais tivessem para atender aos interesses do sistema político e religioso que privilegiava as elites aliançadas com o poder imperial. E, a execução de Jesus foi um exemplo dos estremos da censura política, isso porque suas palavras representavam uma ameaça para o sistema dominante.
A respeito das asserções acima, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta de I
Alternativa 2 – A asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta de I
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Em resposta ao fundamentalismo raso que não dá conta do nosso contexto social e cultural, vai muito além de uma preocupação mera com a salvação das almas. Embora a Verdade revelada de Deus seja supra cultural e supratemporal, nossa teologia e nossa missiologia devem ser adequadas ao contexto, uma vez que a elaboração desta verdade se dá a partir da realidade social.
CUNHA, Mauricio. José. Silva. Ética Cristã e Responsabilidade Social. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando o texto apresentado, qual teologia mais se encaixa com a afirmação:
Alternativas
Alternativa 1 – Teologia Contemporânea.
Alternativa 2 – Teologia da Libertação.
Alternativa 3 – Teologia da Salvação.
Alternativa 4 – Teologia da Cura.
Alternativa 5 – Teologia Integral.
QUESTÃO 10
A relevância da igreja na participação cidadã na América Latina de hoje passa, a meu ver, primeiramente por uma revisão da sua própria teologia. É necessário que abracemos uma teologia de fato integral – rompendo com os diversos dualismos decorrentes da separação entre o “sagrado” e o “profano”.
CUNHA, Mauricio. José. Silva. Ética Cristã e Responsabilidade Social. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando a situação apresentada e o conhecimento adquido na disciplina, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O desejo pela justiça faz parte de todo ser humano e por isso Deus age para que cada um atue individualmente.
Alternativa 2 – Compreender as intenções dos lideres locais, ajudam nos aspectos da obra de Deus e nos conectam com aquilo que Deus quer.
Alternativa 3 – Viver uma vida integra permite que escutemos a voz dos oprimidos e dessa forma podemos agir com boas obras para ganhar visibilidade cristã
Alternativa 4 – Entender que existe situações divergentes de nossa realidade promove um senso de justiça, com isso, somos estimulados a ofertar para também receber.
Alternativa 5 – A compreensão da integralidade das intenções de Deus para a sua criação coloca o evangelismo e a ação social como aspectos indissociáveis do agir redentor de Deus.