ATIVIDADE 3 – TEOL – HISTÓRIA DO CRISTIANISMO: DAS COMUNIDADES CRISTÃS PRIMITIVAS À REFORMA PROTESTANTE – 52_2024
QUESTÃO 1
Leia atentamente o seguinte excerto:
“[…] quando nos referimos ao termo ‘Patrística’, a referência diz respeito ao estudo da doutrina, das origens dela, suas dependências e empréstimos do meio cultural, filosófico e da evolução do pensamento teológico dos pais da Igreja” (OLIVEIRA, 2017, p. 112).
Assim, acerca da Patrística e de sua relação direta com a erudição da era áurea do cristianismo e como uma tentativa de conciliação entre fé e razão, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Os adeptos da Patrística não enxergavam nenhuma contradição entre a defesa da razão e do conhecimento científico e a fé em Cristo, e para manter a conciliação entre estas duas perspectivas, situavam a filosofia grega primeiramente como devedora às verdades do judaísmo, antes dos cristãos.
Alternativa 2 – As nomenclaturas “Patrística” e “Patrologia” se diferem do seguinte modo: enquanto a primeira se refere ao estudo das origens da doutrina e da evolução do pensamento religioso dos pais da Igreja, a segunda é focada somente sobre a vida e as obras desses homens, não se voltando para a parte doutrinária.
Alternativa 3 – O consenso alcançado pelos estudiosos deste tema a respeito de como definir quem foram de fato os “Pais da Igreja” consiste nestes cinco fatores: Ortodoxia de Doutrina, Santidade de Vida, Aprovação Sacramentária, Antiguidade e Veracidade de Testemunho.
Alternativa 4 – Na patrística, os pensamentos antigo/pagão e cristão passaram por uma fusão e se complementaram para fortalecer os pilares da fé cristã. Com o uso da razão e a promoção da cultura intelectual, seus adeptos acreditavam em “render” os seus intelectos a Deus, ao “serviço da cruz”.
Alternativa 5 – A atitude patrística de englobar também o pensamento greco-romano era problemática, uma vez que, se aqueles estudiosos viessem a operar, por exemplo, pelo método socrático de indagações em busca da verdade, acabariam por comprometer sua própria posição na fé cristã, uma vez que sustentavam que esta fé já era a verdade.
QUESTÃO 2
Ao longo e após um conflito encarniçado entre França e Inglaterra, conhecido como Guerra dos Cem Anos (1337-1453, apesar do nome a Guerra durou 116 anos), as sucessões dinásticas ao trono inglês estavam restritas a duas famílias reais, Lancaster e York, que se alternavam no trono. Enquanto uma reclamava o direito ao trono, a outra exercia o poder tentando eliminar seus adversários. Esse período da história inglesa ficou conhecido como Guerra das Rosas (1455-1485).
SILVA, Saulo Henrique Justiniano; OLIVEIRA, Flávio Rodrigues de. História da Igreja I. (Reimpressão). UniCesumar: Centro Universitário Maringá. Núcleo de Educação à Distância. Maringá – PR, 2018.
Assim, com base nesta informação analise as asserções abaixo:
I.Enquanto os conflitos internos ocorriam, uma terceira via foi apresentada no seio da família Lancaster, representada por Henrique, que, em 1485, derrotou o rei Ricardo III, da dinastia de York, na batalha de Market Bosworth e, no mesmo ano, casou-se com Elisabeth de York, sobrinha de Ricardo. A partir disso, consolidou-se rei da Inglaterra, inaugurando uma vertente dinástica conhecida como Família Tudor.
PORQUE
- Henrique VII, como ficou conhecido, entendia claramente que as uniões matrimoniais poderiam ser instrumentos diplomáticos, de expansão e coalizão contra futuros inimigos, por isso, casou sua filha Margarida com o rei da Escócia Jaime IV, e Arthur, herdeiro do trono inglês, com Catarina, filha do rei Fernando, da Espanha.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Canaã, ou Palestina, o território historicamente ocupado pelo povo de Israel, foi alvo de numerosas invasões e tentativas de conquista por grandes potências bélicas como os Babilônios, os Persas, os Macedônios e os Romanos no decorrer dos séculos.
Assinale a alternativa correta com relação às qualidades que tornaram tal território tão disputado:
Alternativas
Alternativa 1 – As vastas pastagens encontradas na terra de Canaã favoreciam muito a criação de grandes rebanhos.
Alternativa 2 – Na terra de Canaã estariam situados muitos minérios de metais de grande utilidade, tais como o ferro, o bronze e o cobre.
Alternativa 3 – A terra de Canaã, por sua geografia montanhosa, era muito útil para a ocultação e posicionamento de tropas em conquistas militares.
Alternativa 4 – A terra de Canaã possuía um solo excepcionalmente fértil, favorecendo o cultivo e proporcionando às suas populações uma sólida e abundante agricultura.
Alternativa 5 – A terra de Canaã, por conta de sua localização estratégica entre os continentes Africano, Europeu e Asiático, constituía-se como um entreposto comercial capaz de escoar produtos para estes locais.
QUESTÃO 4
O pontificado de Leão X foi marcado pela leviandade e pelo esbanjamento na busca do hedonismo. Sua história papal ficou marcada pela construção da nova Basílica de São Pedro, cujo encargo recaiu sobre ele, por mais que a obra não houvesse sido começada em seu turno. Para terminar um templo tão grande e audacioso, seria necessária uma quantia significativa. Logo, para tanto, iniciou-se uma sem precedente venda de indulgências.
SILVA, Saulo Henrique Justiniano; OLIVEIRA, Flávio Rodrigues de. História da Igreja I. Graduação – EAD. Maringá – PR: UniCesumar, 2017.
Sobre as consequências históricas da venda de indulgências intensificada pela iniciativa de Leão X o e o papel desempenhado por figuras como João Tetzel e Martinho Lutero nesse contexto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Lutero repudiou abertamente a teologia do medo propagada por Tetzel, condenando-o por dizer que as moedas doadas na caixa de coleta poderiam liberar a alma do purgatório. Para o jovem padre da Saxônia, a própria doutrina do purgatório era blasfema, pois sugeria que o sacrifício de Cristo na cruz era insuficiente para a remissão dos pecados.
Alternativa 2 – O caráter mundano e frívolo do pontificado de Leão X foi evidenciado pela declaração feita por ele em sua eleição: “Outrora governou Marte, depois Palas Atenas, e agora Dionísio detém o cetro”. A analogia aos deuses da mitologia grega era uma característica marcante do renascimento cultural e seu apreço pela cultura clássica até então suprimida.
Alternativa 3 – A liberação de indulgências foi uma prática iniciada a partir de 1515, período em que Leão X lançou a bula papal para a construção da Basílica, em Roma, mandando grandes persuasores às mais longínquas regiões da Europa para a coleta das ofertas. Geralmente, eram dadas a pessoas benfeitores da fé ou para remover algum ancestral do purgatório.
Alternativa 4 – A promessa de absolvição da pena mediante a compra de indulgências era denunciada por Lutero como uma maneira de ludibriar parte do povo. Em suas 95 teses, ele julgou como um erro a crença de que a segurança da salvação poderia ser obtida pelo ser humano ainda em vida, fosse por fé ou por obras, recomendando que o tema não fosse pregado.
Alternativa 5 – João Tetzel foi um frade dominicano e coletor de renda de indulgências que, como forma de coerção, utilizava peças teatrais cujos personagens eram consumidos pelo fogo do inferno, ou mesmo agonizavam no purgatório. Há indícios de que tal coleta envolvia o conluio com ricas famílias alemãs, que ficavam com parte dos ganhos dos sermões.
QUESTÃO 5
Os séculos que sucederam o XI foram, historicamente, conhecidos como Baixa Idade Média, pois, diferente do momento anterior, esse se destacou, em grande medida, pelas intensas atividades comerciais urbanas e pelo surgimento de um novo segmento social: a burguesia. É nesse período que as antigas relações de servidão no interior do feudo, pautadas no ideal de suserania e vassalagem, dão lugar a uma vida mercantil e pujante, marcada pela possibilidade de ascensão, mesmo que, em um primeiro momento, apenas econômico.
SILVA, Saulo Henrique Justiniano; OLIVEIRA, Flávio Rodrigues de. História da Igreja I. (Reimpressão). UniCesumar: Centro Universitário Maringá. Núcleo de Educação à Distância. Maringá – PR, 2018.
Com base no texto acima, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta dos avanços ocorridos no período da Baixa Idade Média.
- O crescimento significativo da população europeia.
- O sistema feudal contribuiu para a liberdade e as cidades se tornarem centros mercantis.
III. Técnicas produtivas fortemente marcadas pelo uso do arado de rodas e da difusão de moinhos de vento e hidráulicos.
- As cidades eram verdadeiros centros mercantis, era o abrigo de marcadores, artesãos e toda espécie de gente que buscava ascensão social.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 6
Assim como o pensamento grego possui fortes traços de sua cultura integrados com o cristianismo, a cultura romana também se fará presente na fundamentação dessa nova religião. Ou seja, percebemos influências do pensamento filosófico e da cultura geral da Roma Antiga na formação do cristianismo. Estudiosos defendem que, embora as propostas que principiam ambas as visões sejam diferentes, ainda assim, possuem traços de similitude. Assim, pensar o cristianismo na antiguidade romana é pensá-lo inserido dentro de um arcabouço cultural muito maior do que a sua própria expressão em si, uma vez que ele não se constitui fato isolado
SILVA, S.H. J.; OLIVEIRA, F. R. História da Igreja I. Maringá-PR: UniCesumar, 2017. Adaptado.
A partir da leitura, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
- Nos primeiros séculos, o cristianismo não é uma religião bem vista na sociedade romana, sofrendo várias interdições. Portanto, uma forma até mesmo de mascarar e burlar as divergências é agregando alguma coisa que possa ser cultuado em ambas as culturas sem demonstrar afrontamento com a cultura dominante.
- Um exemplo de aproximação entre a cultura da Roma Antiga e o cristianismo, nesse primeiro momento, manifesta-se no pensamento estóico, com o qual o cristianismo será interlocutor.
III. Podemos afirmar, a partir do contexto, que o cristianismo foi uma doutrina unitária, principalmente nos primeiros séculos de sua formação.
As afirmações I, II e III são, respectivamente
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V.
Alternativa 2 – V, V, F.
Alternativa 3 – F, V, V.
Alternativa 4 – F, F, V.
Alternativa 5 – F, V, F.
QUESTÃO 7
A reforma iniciada por João Calvino, em Genebra, foi tão importante quanto a de Lutero, mas o protestantismo calvinista imprimiu o que o sociólogo Max Weber chamou de “Ética Protestante”, que contribuiu para o desenvolvimento do que o autor chamou de “Espírito do Capitalismo”. Também esta modalidade teológica protestante foi majoritária entre os colonizadores dos Estados Unidos da América.
SILVA, S.H. J.; OLIVEIRA, F. R. História da Igreja I. Maringá-PR: UniCesumar, 2017, p. 224
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Max Weber, sociólogo do século XIX e início do XX, em sua obra “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, atribui ao ideal protestante de trabalho e riqueza a importância para o desenvolvimento do capitalismo. A partir disso, podemos afirmar que muitos burgueses aderiram à causa calvinista.
PORQUE
- Diferente do que era pregado pela igreja romana, que condenava o lucro, para Calvino, as aquisições financeiras, ou não, advêm de Deus, é Ele quem proporciona, por meio do empenho do exercício de suas funções
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 8
A Inquisição funcionou tanto na Idade Média quanto na Modernidade como um mecanismo de defesa da Igreja. Sua principal função era conter as heresias e manter a ortodoxia religiosa, contudo, para compreender de fato a institucionalização do poder jurídico vinculado à esfera religiosa, precisamos, antes de tudo, analisar que tais mecanismos eram vistos pelos próprios medievos como de fundamental importância para a ordem regular da sociedade. Era uma maneira de fazer com que os desvios frequentes do caminho da verdadeira fé fossem eliminados.
SILVA, S.H. J.; OLIVEIRA, F. R. História da Igreja I. Maringá-PR: UniCesumar, 2017. Adaptado.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A inquisição no medievo, deu-se por um longo processo em que a Igreja e o Papado almejavam garantir a harmonia entre os povos.
Alternativa 2 – A atuação da inquisição se deu por toda parte. Os fiéis tornam-se espiões e o controle social se mantém. Esse cenário se sustenta até a Igreja cessar os esforços, vistos como inúteis em relação aos hereges, no início da era moderna.
Alternativa 3 – A atuação do tribunal foi de intensa perseguição contra os considerados infiéis. Sua inter-relação com os fiéis, no entanto, se deu de maneira dificultosa e incipiente.
Alternativa 4 – A inquisição foi produto de uma longa evolução durante a qual a Igreja e o Papado sentiam-se ameaçados em seu poder. Para seu propósito, a delação de um herege era um ato que fazia parte do cotidiano do fiel medieval.
Alternativa 5 – A inquisição delegada, criada pelo papa Gregório IX, difere-se em grande parte da desenvolvida na idade moderna. Isso porque essa última não prezava pela pureza do catolicismo.
QUESTÃO 9
Enquanto a Idade Média foi marcada, em grande medida, pelo poder centralizador da Igreja, detentora oficial da religiosidade cristã, a modernidade trouxe uma crise de valores. Se, no início do século XVI, todos, ou grande parte, dos europeus sentiam-se participantes de uma única igreja que era universal, na segunda metade desse mesmo século, pelo menos, três ramos a mais de pretensos cristianismos estabeleceram-se no cenário europeu.
SILVA, S.H. J.; OLIVEIRA, F. R. História da Igreja I. Maringá-PR: UniCesumar, 2017, p.202.
Sobre as Reformas Religiosas ocorridas na Idade Moderna, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Lutero, reformador moderno, apresentava proximidade ideológica com Zuínglio. Apesar disso, este último divergia ferrenhamente de Lutero na questão do celibato clerical.
Alternativa 2 – A crise da cristandade ocidental se dá sobretudo pelo auge da disseminação das ideias medievais, como podemos perceber na obra de Erasmo de Roterdã.
Alternativa 3 – A reforma portestante abalou as estruturas da hegemonia católica no Ocidente, porém enquanto instituição de grande poder simbólico e político, prontamente foi capaz de minimizar os intentos reformistas modernos.
Alternativa 4 – A reforma protestante, coroou um período de intensas transformações, na cristandade ocidental, visto que a Igreja Católica dos tempos modernos não tinha mais o mesmo vigor que a marcou durante a Idade Média, quando fora conhecida como a grande senhora feudal.
Alternativa 5 – Sobre os interlocutores de Lutero durante as reformas, destaca-se a participação de Zuínglio, padre e teólogo suíço que incentivava medidas reformistas como a venda de indulgências e o celibato clerical.
QUESTÃO 10
A escolástica coloca-se historicamente enquanto escola de pensamento que ganhou destaque no período medieval. Constituiu-se como uma forma de pensar do homem medieval que buscou fazer do conhecimento científico-filosófico um instrumento de fé.
SILVA, S.H. J.; OLIVEIRA, F. R. História da Igreja I. Maringá-PR: UniCesumar, 2017. Adaptado.
Sobre isso, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
- É no seio de pensamento da criação das universidades no medievo que a escolástica insere-se historicamente. pode se considerar uma filosofia que fundamenta as relações sociais dos homens medievais.
- Essa escola de pensamento ditava a maneira como ensinava-se nas universidades, a partir do método baseado na lectio (leitura), e na disputatio (discussão), pelas quais os estudantes exercitavam as artes da dialética.
III. Para a escolástica, assim como a patrística, o conhecimento tem como objetivo a utilização da racionalidade para a fundamentação da fé.Tomás de Aquino foi um de seus principais autores e difusores.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V.
Alternativa 2 – V, V, F.
Alternativa 3 – F, V, V.
Alternativa 4 – F, F, V.
Alternativa 5 – F, V, F.