ATIVIDADE 3 – TEOL – TEOLOGIA SOBRE DEUS, CRISTO E ESPÍRITO SANTO – 52_2024
QUESTÃO 1
“A espiritualidade cristã não é, portanto, uma fórmula esotérica feita para ser rapidamente consumida por pessoas espiritualizadas ao sabor da salada religiosa pós-moderna. Também não é uma filosofia de vida cheia de belos princípios, de frases aplicáveis ao cotidiano para provocar bem-estar e melhorar o astral. Tampouco é uma teoria racional gerada por teólogos ou filósofos. A experiência espiritual cristã é essencialmente uma relação. Viver a espiritualidade cristã é experimentar a mais profunda e revolucionária relação que um ser humano pode ter”.
PEDREIRA, Eduardo Rosa. Comunhão com o Santo na comunhão com os santos. In BOMILCAR, Nelson (Org.). O melhor da espiritualidade brasileira. São Paulo: Mundo Cristão, 2005. p. 298.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A espiritualidade cristã tem a preocupação em aplicar os ensinos de Jesus na vida, no sentido de encarnar a mensagem do evangelho na vida cotidiana no mundo.
PORQUE
- Jesus se fez como um de nós para que possamos ser como ele é.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
“Na sua acepção mais comum, define-se espiritualidade como ‘a vida sob a ação do Espírito’. Paulo afirma que alguém se torna espiritual quando está sob o influxo do Espírito Santo (cf. 1Cor 2,14-15). O cristão está em Cristo, e Paulo utiliza a expressão ser em Cristo ( cf. 1Cor 1.2.30; Rm 8,1; Gl 3,28), mas o apóstolo constata que no cristão também habita o Espírito. ‘Enviou Deus aos nossos corações o Espírito do seu Filho’ (Gl 4,6). Outros textos afirmam a presença do Espírito no cristão (cf. Rm 5,5; 2Cor 1,22). O corpo é uma morada de Deus porque nele habita o Espírito Santo. ‘Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo?’ (1Cor 6.19). O cristão se torna espiritual porque leva uma vida segundo o Espírito. Espiritual não se opõe a material, mas se refere a uma nova maneira de viver gerada pela ação de Deus na pessoa através do Espírito Santo, dom primordial de Jesus ressuscitado (cf. Jo 20,22-23)”.
Fonte: Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n34p510 . Acesso em 20 Dez. 2024.
Com base nas considerações sobre o propósito da espiritualidade cristã, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A espiritualidade cristã não se trata de seguir rituais ou cumprir obrigações religiosas, mas de empreender uma jornada que visa a comunhão com Deus.
PORQUE
- A jornada para a comunhão com Deus envolve a ação do Espírito Santo que imprime na pessoa o caráter de Jesus Cristo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Do ponto de vista das ciências da natureza e mesmo da maioria das ciências humanas, essa “novidade” verificada na espécie humana é fruto do longo processo evolutivo que permitiu a diversidade e a complexidade da vida na Terra. Biologicamente, cada indivíduo da espécie humana vem a este mundo frágil, indefeso, necessitando de muitos cuidados para sobreviver. Diferentemente de outros animais que, logo após o nascimento, já alcançam sua autonomia, podendo se alimentar e buscar a própria sobrevivência, o “animal humano” nasce imaturo, demandando anos de atenção e cuidado até que se torne autônomo.
PENA, L.; BEJARANO, M. Espiritualidade Cristã. Florianópolis: Arqué, 2023.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- O ser humano, diferentemente das outras espécies, tem a capacidade de produzir cultura.
PORQUE
- Apesar do homem, não ser a espécie mais forte, possui a capacidade intelectual de criar e governar o mundo a sua volta.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (Gabarito Oficial)
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
“[…] a espiritualidade cristã é a acolhida pessoal de Jesus em nossa vida, pautada por três momentos principais:
– a conversão, ou acolhida de Jesus no espírito, no coração, que dá uma orientação a toda nossa vida, como um mergulhar no Espírito, condição de autenticidade ao receber pessoalmente o Batismo sacramental, de água;
– a caminhada em seu seguimento, como discípulos, convocados a participar de sua missão, de estender a todos a sua vida ou, como diz a Escritura, o seu Reino;
– a comunhão definitiva com Jesus no Espírito, principiando desde agora com a participação para sempre da vida de Deus, vida eterna, que é a plena realização de nós mesmos, nossa bem-aventurança”.
CATÃO, Francisco. Espiritualidade cristã. São Paulo: Paulinas; Valência: Siquem, 2009. p. 27.
Considerando a situação apresentada pela relação entre a espiritualidade cristã e a nossa existência como pessoas, qual o lugar do Espírito Santo na experiência de espiritualidade?
Alternativas
Alternativa 1 – O Espírito Santo age de forma sobrenatural na vida das pessoas.
Alternativa 2 – O Espírito Santo ajuda os crentes a se tornarem membros da Igreja.
Alternativa 3 – O Espírito Santo unge as pessoas para que possam lutar contra os poderes do mal.
Alternativa 4 – O Espírito Santo não tem qualquer interferência na experiência de espiritualidade, pois ela é exclusivamente humana.
Alternativa 5 – O Espírito Santo realiza a presença ativa de Deus na vida dos crentes como guia e como aquele que fortalece e capacita para a vida em Cristo.
QUESTÃO 5
Quando se fala em espiritualidade, isso tem de ser um fator levado em conta. Não se deve estudar espiritualidade cristã no Brasil, como se estuda espiritualidade cristã nos EUA, por exemplo. Aqui o caldo engrossa, tem troca cultural em uma intensidade inigualável. Existem duas formas da espiritualidade cristã sofrer trocas culturais no Brasil: de livre e espontânea vontade ou naturalmente, sem que ela planeje.
PENA, L.; BEJARANO, M. Espiritualidade Cristã. Florianópolis: Arqué, 2023. Reimpresso em 2024.
A espiritualidade evidenciada pela Igreja Universal do Reino de Deus, é um case possível de estudo, pois ela reflete:
Alternativas
Alternativa 1 – uma espiritualidade vázia, pois o que interessa é unicamente a prosperidade financeira.
Alternativa 2 – uma espiritualidade com raízes católicas, pois valoriza elementos tocáveis, como unção de objetos.
Alternativa 3 – o falar em línguas nos cultos, demostra que eles possuem um espiritualidade tipicamente pentecostal.
Alternativa 4 – um modelo único de espiritualidade, que vai além do pentecostalismo e trabalha com uma lógica singular.
Alternativa 5 – a espiritualidade da IURD possui raízes no pentecostalismo televisivo dos EUA, com ênfase na oração devocional e leitura bíblica.
QUESTÃO 6
“A palavra espiritualidade encontra sua raiz no espírito, ou seja, naquele nível da personalidade humana onde se dão e se encontram os sentimentos mais profundos, as experiências que marcam e configuram a pessoa em sua totalidade e radicalidade”.
BINGEMER, Maria Clara L. Teologia e espiritualidade. Uma leitura teológico-espiritual a partir da realidade do movimento ecológico e feminista. São Leopoldo: Unisinos, 2004. Cadernos Unisinos. p. 4.
Considerando a situação apresentada, o que é espiritualidade em síntese?
Alternativas
Alternativa 1 – Espiritualidade é vida no Espírito.
Alternativa 2 – Espiritualidade é experiência exotérica.
Alternativa 3 – Espiritualidade é subjetividade apenas.
Alternativa 4 – Espiritualidade é experiência sobrenatural.
Alternativa 5 – Espiritualidade é o mesmo que religiosidade.
QUESTÃO 7
“Formular a espiritualidade cristã é, pois, procurar dizer, em linguagem compreensível a homens e mulheres de hoje, o mistério dessa comunhão pessoal com Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. A forma como essa comunhão é acolhida, recebida e vivida por nós, tal como o somos, no mundo em que vivemos e no seio da cultura em que nos banhamos. Eis por que nos parece decisivo, nos dias de hoje, formular a espiritualidade cristã a partir da experiência que nos é dado ter de Deus, no seguimento de Jesus”.
CATÃO, Francisco. Espiritualidade cristã. São Paulo: Paulinas; Valência: Siquem, 2009. p. 89.
Com base na concepção do que vem ser espiritualidade cristã, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – A espiritualidade não tem a ver com o que a pessoa acredita, mas com o que está no centro de sua vida.
PORQUE
II – A espiritualidade é uma das muitas formas que o ser humano tem encontrado para preencher o seu vazio interior.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (Gabarito Oficial)
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Em 1555, seis anos depois da chegada dos jesuítas, chegam os primeiros missionários protestantes. Essa primeira entrada protestante não deu muito certo. Os missionários chegaram ao Rio de Janeiro e foram expulsos 11 anos depois por Mem de Sá. Os protestantes só foram ter sucesso missionário no século XIX. Podemos dizer que os nativos indígenas não foram evangelizados, eles foram catequizados. O catecismo escrito por José de Anchieta (o “apóstolo do Brasil”) não menciona a ressurreição de Jesus e busca enfrentar os desafios culturais.
PENA, L.; BEJARANO, M. Espiritualidade Cristã. Florianópolis: Arqué, 2023.
Considerando a tradição cristã no Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Com a chegada dos escravos no Brasil, a igreja vigente, se preocupou mais com a salvação da alma do que, com a situação da escravidão.
PORQUE
- Os missionários conseguiram adaptar as diferentes tradições religiosas dos índigenas e africanos, ao cristianismo europeu.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
O mundo contemporâneo é um mundo ansioso e espera-se que a espiritualidade tenha uma resposta para isso. Talvez não “a” resposta, mas alguma contribuição. Para isso, eu argumento, é necessário um olhar para a história e para a tradição. Não para repeti-la cegamente, não para requentar dogmas, mas para evitar erros, para criar sentidos. Nesse aspecto, a tradição tem mais a ver com o futuro do que a gente imagina.
PENA, L.; BEJARANO, M. Espiritualidade Cristã. Florianópolis: Arqué, 2023.
Com base na relação entre a espiritualidade e tradição cristã, avalie as afirmativas a seguir.
- Ao se estudar a história da tradição cristã, descobrimos que existiam muitas formas de expresar a espiritualidade, desde a Igreja Primitiva.
- O primeiro concílio da Igreja, buscou resolver a questão dos gentios, se estes precisavam ou não seguir as leis judaicas.
III. Os principais temas de debate, nos primeiros anos da Igreja, estiveram relacionados a divindade de Cristo e quais documentos eram inspirados por Deus.
- Desde o início da Igreja, Paulo e Pedro foram os autores unânimamente aceitos pela Igreja gentia e judaica, devido ao conteúto teológico dos seus escritos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II, e III, apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 10
A bíblia é um livro de narrativas, não é um livro de teologia. Teologia é o que se faz a partir das narrativas bíblicas. O fato de Paulo não ter deixado uma teologia pronta, por exemplo, sugere que a fé cristã pode até ter certas bases em comum, mas ela é adaptável a qualquer cultura.
PENA, L.; BEJARANO, M. Espiritualidade Cristã. Florianópolis: Arqué, 2023. Reimpresso em 2024.
Com base na tradição e cultura, avalie as afirmativas a seguir.
- Aculturar-se é deixar que a cultura molde você. Sem aculturamento, a fé cristã não faz sentido.
- Adaptar-se à cultura não tem a ver com abrir mão dos princípios da fé, tem a ver com comunicação eficaz.
III. Embora certos símbolos e dogmas permaneçam os mesmos, não dá para esperar que um indiano pratique a fé cristã como um brasileiro.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III, apenas.
Alternativa 5 – III, apenas.