Atividade de Extensão 2025.1
Cursos Contemplados
A proposta se destina a todos os cursos de Licenciaturas, Bacharelados e Tecnológicos.
Tema
Agir Local e pensar global: atuação multidisciplinar.
Grande Área
A ação de extensão segue como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nº 4 e 12, que correspondem à: Educação de Qualidade (ODS 4) e Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12).
Áreas temáticas (Sugestões)
- Acesso à educação, Educação Inclusiva e Igualdade de Gênero (ODS 4)
- Qualidade do Ensino e Infraestrutura Escolar (ODS 4)
- Qualidade no processo de formação do Professor (ODS 4)
- Educação para a sustentabilidade (ODS 4)
- Gestão sustentável dos recursos naturais (ODS 12)
- Redução do desperdício de alimentos (ODS 12)
- Gestão de resíduos e manejo de produtos químicos (ODS 12)
- Consicientização e Educação e turismo sustentável (ODS 12)
- Educação e Conscientização sobre Sustentabilidade Empresarial (ODS 12)
Importante: as áreas temáticas listadas, são exemplos que podem ser utilizados para a elaboração de seu projeto, mas você não precisa se limitar a elas, desde que, a sua temática esteja relacionada com o ODS 4 ou 12.
Como escolher a atividade?
Você deverá escolher a temática para a realização da atividade de extensão de acordo com a área do seu curso.
Por exemplo, se você é estudante do curso de Química, poderá realizar uma ação de extensão na temática de Manejo de Produtos Químicos. Ou se você é do curso de Pedagogia, poderá realizar uma ação na temática Educação Inclusiva.
O Quadro a seguir apresenta as áreas temáticas, os objetivos de cada uma delas, os exemplos de atividades de extensão que podem ser realizadas, assim como a área do curso que é aderente a cada temática. IMPORTANTE: apresentamos exemplos de atividades que podem ser realizadas, mas orientamos que não fiquem limitados(as) aos exemplos e criem suas propostas com base em cada referência.
Atividades de Extensão | |
Temática (cada aluno deverá desenvolver apenas uma das temáticas da área do seu curso) |
Acesso à Educação, Educação Inclusiva e Igualdade de Gênero (ODS 4) Áreas contempladas: Ciências Exatas, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Licenciaturas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias e Exatas.
Objetivos: criar projetos e propostas que visem garantir que todas as pessoas tenham acesso a uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade. Além disso, criar projetos e propostas que visem garantir que todas as pessoas, independente de suas condições, tenham acesso a uma educação de qualidade.
Exemplos: · Criar projetos que promovam o acesso à educação para pessoas com deficiência, especialmente em comunidades vulneráveis, para aumentar as oportunidades de emprego e melhorar a qualidade de vida, dentre outros. · Criar projetos que promovam o acesso à educação para pessoas com deficiência, especialmente em comunidades vulneráveis, para aumentar as oportunidades de emprego e melhorar a qualidade de vida. · Criar possibilidades de espaços acessíveis para a educação; realizar campa- nhas sobre a importância da educação; entre outros. |
Qualidade do Ensino e Infraestutura Escolar (ODS 4)
Áreas contempladas: Ciências Exatas, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Licenciaturas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias e Exatas. Objetivos: criar projetos e propostas que visem garantir que todas os professores, independente de suas condições, tenham uma formação de qualidade; criar projetos que auxiliem na melhora da infraestrtura escolar. Exemplos: · Criar projetos que melhorem a formação inicial e contínua dos professores, garantindo que eles possuam competências necessárias para proporcionar uma educação de qualidade. · Criar projetos com propostas para melhorar as instalações da escola. · Oferecer oficinas e palestras, com o objetivo de promover apoio psicossocial de alunos e professores. · Ofertar oficinas e programas de nutrição escolar saudável, de promoção de atividade física, de conscientização de cuidados com a saúde. |
Educação para a Sustentabilidade (ODS 4)
Áreas contempladas: Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Licenciaturas e Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias e Exatas. Objetivos: criar ações para integrar a educação ambiental nos currículos escolares para aumentar a consciência eo conhecimento sobre questões ambientais para os alunos e docentes. Exemplos: · Criar propostas para o desenvolvimento de hortas escolares, que ensinem os alunos sobre agricultura sustentável, biodversidade e alimentação saudável. · Promover aulas ao ar livre e feiras de sustentabilidade, estimulando a reflexão acerca do tema. · Realizar palestras, workshops, feiras e cursos para informer sobre o uso de tecnologias verdes e sua importância para o meio ambiente. |
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Gestão Sustentável dos Recursos Naturais (ODS 12)
Áreas contempladas: Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Humanas e Licenciaturas, Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Exatas. Objetivos: promover práticas de conscietização para o uso eficiente e sustentável de recursos naturais, como água, energia e matéria prima. Exemplos: · Criar informativos para serem disponibilizados a população e orientações sobre a a gestão sustentável de recursos naturais. · Realizar campanhas de conscientização. |
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Redução de Desperdício de Alimentos (ODS 12)
Áreas contempladas: Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Humanas e Licenciaturas, Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Exatas. Objetivos: promover práticas de conscietização para a conscientização da redução de desperdício de alimentos. Exemplos: · Desenvolver campanhas de conscientização para educar a população sobre a importância de reduzir o desperdício de alimentos. · Implementar aplicativos e plataformas digitais que incentivem a redução de desperdício. · Criar hortas comunitárias e escolares que ensinem o cultivo sustentável e aproveitamento integral dos alimentos. · Ofertar oficinas de culinária saudável. · Estimular e criar iniciativas de compostagem. |
Gestão de Resíduos e Manejo de Produtos Químicos (ODS 12)
Áreas contempladas: Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Licenciaturas, Ciências Agrágrias, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Exatas. Objetivos: direcionar a gestão correta dos resíduos e de produtos químicos, a fim de prevenir danos à saúde pública e ao meio ambiente. Exemplos: · Criar estratégias para a conscientização de profissionais para o descarte adequado de resíduos e o manejo adequado de produtos químicos. · Criar projetos para informação relacionada ao manejo ambiental saudável de produtos químicos ao longo de todo o seu ciclo de vida. · Criar workshops e ações que incentivem e informem a respeito da reciclagem. |
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Conscientização e Educação e Turismo Sustentável (ODS 12)
Áreas contempladas: Ciências Exatas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Humanas e Licenciaturas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias. Objetivos: conscientizar a população a respeito da importância do consumo sustentável e um estilo de vida em contato com a natureza e do turismo sustentável. Exemplos: · Realizar projetos que aumentam a conscientização e a educação sobre o consumo sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza. · Criar iniciativas que desenvolvem e implementam práticas de turismo sustentável, promovendo a cultura e os produtos locais. |
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Educação e Conscientização sobre Sustentabilidade Empresarial (ODS 12)
Áreas contempladas: Ciências Exatas e Ciências Humanas Objetivos: conscientizar as empresas sobre a importância da sustentabilidade empresarial. Exemplos: · Promover práticas empresariais sustentáveis · Oferecer workshops e treinamentos sobre economia circular, reciclagem e utilização de materiais. · Realiar campanhas de conscientização. |