Caso clínico:
Paula, 45 anos, tem dois filhos pequenos e considera sua vida estressante. Procura o pronto atendimento pois ultimamente vem sentindo uma sensação desagradável após as refeições, e relata uma sensação de queimação e azia depois de comer, que piora quando come alimentos picantes ou molho de tomate. Anteriormente, o sintoma se apresentava de forma esporádica, mas nos últimos 3 meses, a frequência e a intensidade dos episódios aumentaram. Foi encaminhado ao ambulatório de gastroenterologia pois esta manhã ficou preocupado pois referiu vômito com sangue. Relata que possui uma alimentação bem desregulada, abusando de fast food e comidas processadas; fuma 1 maço de cigarro por dia, o que a deixa mais calma. Com frequência, utiliza cetoprofeno para aliviar as dores no corpo no final do dia. Nas últimas 5 semanas, percebeu que o desconforto gástrico piorou. O médico efetuou uma endoscopia, que revelou úlcera gástrica de 1 cm. Solicitou mais exames para suspeita de presença de H. pylori. Com resultados em mãos e confirmado a presença de H. plori, o diagnóstico de ulcera gástrica é confirmado. O médico recomenda uma dieta adequada, modificações no estilo de vida e prescreve o seguinte tratamento farmacológico: Inibidor da bomba de prótons 12/12h + Claritromicina 500mg, 12/12h e Amoxicilina 1g, 12/12h por 14 dias (obs. Ressalta ainda que amoxicilina pode ser substituídos pela tetraciclina 500 mg). A paciente é orientada a suspender o uso de cetoprofeno e reduzir o consumo de fast food e comidas processadas.
A Professora Fernanda, então, faz dois questionamentos aos alunos a respeito dos antimicrobianos:
1) Sabendo que os fármacos claritromicina, amoxicilina e tetraciclina são antimicrobianos, JUSTIFIQUE a indicação desses medicamentos baseado no espectro de ação e mecanismo de ação desses fármacos.
2) ELABORE um mapa mental objetivo, focando apenas nos antimicrobianos prescritos a Paula (claritromicina, amoxicilina e tetraciclina) para o tratamento da H. pylori indicando a classe dos antimicrobianos, seu mecanismo de ação, atividade microbiana (espectro de ação) e efeitos adversos mais importantes. Obs. o mapa mental pode ser elaborado à mão ou utilizando aplicativos como Canva, Office etc.
Bom trabalho!
ORIENTAÇÕES FINAIS
Sobre o arquivo a ser enviado
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→ SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO.
→ A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então, faça tudo com cuidado, responda a demanda adequadamente e mostre sempre o seu raciocínio de modo claro e direto.
Problemas frequentes a evitar:
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