Os Departamentos da Empresa equivalem aos órgãos de um ser humano. Se não forem bem cuidados, eles
adoecem.
Seu papel, sendo um médico de um Corpo Jurídico (administrador), é proporcionar uma Empresa saudável.
Mas o que é uma Empresa saudável?
É uma Empresa de baixo custo, alto padrão de qualidade, eficiente, competitiva, organizada, com pouco ou
nenhum desperdício, inovadora e alinhada com as modernas tecnologias, e quem tem o papel ou a obrigação
de proporcionar tudo isso a uma Empresa é o administrador.
Esse profissional estuda competências relacionadas a cada uma dessas áreas.
Não ter os devidos conhecimentos fará com que você, como médico dessa Empresa, faça diagnóstico errado
e, por consequência, proponha o tratamento errado, o que pode levar a sérios efeitos colaterais e,
possivelmente, à morte da Empresa.
No Brasil, todos os anos, milhares de Empresas fecham suas portas antes mesmo de completar um ano de
vida.
Entre diversos problemas, o mais comum é a falta de conhecimento de planejamento financeiro e
orçamentário.
Os novos empreendedores não sabem calcular custos, definir preço, orçar necessidade de capital para as
ações do dia a dia da Empresa.
Logo, se não há conhecimento, não há planejamento. Não havendo planejamento, não há controle, não
havendo controle, recursos são desperdiçados e, sendo desperdiçados, geram custos. Gerando custos,
encarecem o produto. Encarecendo o produto, há necessidade de ampliação de preço de vendas, o que nem
sempre é possível devido aos preços da concorrência, o que acaba por resultar em redução dos ganhos e, com
redução de ganhos, há pouca capacidade de investimento em inovação e em desenvolvimento de pessoas.
Com esse contexto, o projeto multidisciplinar em Administração I estuda o ambiente financeiro de uma
Empresa fictícia.