Com o tempo, porém, muita coisa foi mudando, a começar pelo perfil dos moradores da região que era formado por idosos, que foram falecendo, e o bairro que era essencialmente residencial passou, lentamente, a se tornar comercial. Os fornecedores passaram a focar em grandes redes que eram mais lucrativas e a quantidade de lotes era maior. Além disso, a solicitação passou a ser on-line, o que foi outro empecilho pela dificuldade dos irmãos em utilizar computadores.
O espaço físico que era bem imponente passou a ficar muito grande, porque as redes passaram a ter lojas menores com remédio com maior giro de estoque, enquanto os irmãos optaram por apostar nas marcas tradicionais e um local grande com grande espaço entre cada gôndola.
Diante de um cenário bastante preocupante e vendo os pais super preocupados, os filhos dos dois irmãos resolveram se unir para melhorar a farmácia. Ambos estão estudando o curso de Administração e estão estudando a disciplina de Planejamento Estratégico, e resolveram aplicar os conhecimentos adquiridos na graduação.
A partir disso, resolveram agir aplicando a ferramenta Cinco Forças de Porter, visto que foi recomendada pelo professor que estava dando aula para eles.
Partindo do caso apresentado, elabore as seguintes atividades considerando as características da cidade em que você mora:
- a) Explique um motivo da relevância da ferramenta para compreender a situação da empresa.
- b) Faça uma análise de cada aspecto das 5 Forças de Porter, abordando a Ameaça de Produtos Substitutos, Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes, Poder de Negociação dos Clientes, Poder de Negociação dos Fornecedores e Rivalidade entre os Concorrentes no mercado de farmácias.
- c) Que outra ferramenta pode contribuir para auxiliar no diagnóstico da farmácia?
- d) Elabore um breve plano de ação que possa ser feito para reverter a situação. Justifique a sua resposta explicando o impacto da decisão.
Orientações gerais:
– Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina”, e aplicar os conceitos trazidos no decorrer da disciplina.
– Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo orientativo.
– Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim observe as Normas ABNT.
– Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas), a atividade poderá ser zerada.
– Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
– Após anexar o arquivo, certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
– Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las para o(a) Professor(a) Mediador(a) por meio do “Fale com o Mediador”.
Bom trabalho!