Na prática, as atividades de manutenção de uma organização consistirão em alguma combinação de
três abordagens básicas para cuidar das instalações físicas. São elas: a manutenção apenas se houver
falha nas instalações (corretiva), a manutenção preventiva e a manutenção baseada nas condições
das instalações (também chamadas preditivas) (SLACK; CHAMBER-JONES; JOHNSTON, 2018). Dessa
forma, podemos classificar a manutenção em três tipos:
Manutenção corretiva: É feita após a ocorrência do defeito da máquina/equipamento;
Manutenção preventiva: É feita periodicamente, com o objetivo de prevenir que a
máquina/equipamento pare por defeito. Essa abordagem tenta eliminar ou reduzir as
chances de falha pela manutenção (limpeza, lubrificação, substituição ou verificação)
das instalações em intervalos previamente planejados;
Manutenção preditiva: É feita para detectar, por meio de instrumentos, a necessidade de
manutenção de determinada máquina. Os instrumentos da manutenção preditiva
podem ser sensores de ruído, de níveis de lubrificação, de temperatura etc. Esses
aparelhos apresentam os níveis adequados e inadequados (indicando a necessidade de
manutenção) dos equipamentos e máquinas.
Considerando os tópicos apresentados e os assuntos desenvolvidos na sua graduação em
Engenharia de Produção, bem como seus conhecimentos adquiridos, leia o case a seguir e analise
as situações-problema relacionadas a ele.
Case: Unidade de Processamento da Croqui
A Croqui é uma empresa de produção de tecidos customizados, que busca atender a clientes que
desejam tecidos personalizados. A Croqui recebe solicitações de confecção de todo o Brasil, e os
seus principais clientes são empresas e marcas que confeccionam roupas.
A confecção do tecido começa com a criação do tecido e a definição de estampas, de acordo com as
necessidades dos clientes. São feitas reuniões para definir matéria-prima, cores, texturas, estampas e
tamanhos dos cortes de tecido. A empresa disponibiliza sua equipe de estilistas, que cooperam com
a criação. Essa etapa do processo pode ser longa, pois é feita em parceria com o cliente e
fornecedores, uma vez que é necessário comparar o que o cliente quer com o que os fornecedores
de matéria-prima têm disponível. As matérias-primas são algodão, lã, fibras sintéticas e artificiais, e
tinturas para a criação das estampas e cores. O cliente pode escolher como ele quer o tecido e
normalmente a escolha está associada à sua marca. Assim, essa empresa possui uma relação de
confiança com poucos, mas bons fornecedores.
Essa é uma das etapas mais críticas do processo e a que tem dado dor de cabeça aos gestores da
Croqui. Acontece que a empresa costuma fazer essa etapa por meio de reuniões presenciais com
execução de brainstormings, o que dificulta a execução dela e, muitas vezes, alguns clientes
desistem da compra, devido ao longo prazo que essa etapa pode durar. É recorrente, inclusive, a
desistência de clientes ou reclamações sobre o longo prazo. Muitos clientes até deram um ultimato
para que a Croqui incluísse tecnologias de informação e facilitassem essa etapa.
Caso o cliente prossiga com a criação, o resultado da criação é então aprimorado pelos especialistas
técnicos em confecções e é feito o modelo final para ser testado. Essa etapa é chamada de piloto. O
processo piloto tem o objetivo de verificar se o tecido criado via brainstorming ficou igual ao modelo
físico. Assim, o cliente deve aprovar ou sugerir modificações até o tecido ser aprovado. Por ser uma
confecção que tem um diferencial competitivo baseado na flexibilidade e qualidade de seus
produtos, para cada tipo de tecido é desenvolvido um novo modelo, conforme as características e os
aspectos solicitados pelos clientes. Após o piloto ser aprovado, a empresa segue para a produção
com a quantidade requerida pelos clientes, que normalmente é medida por peso, em kg.
O processo de produção começa pela fiação, isto é, pela produção do fio. A próxima etapa é a
tecelagem ou malharia (produção da malha). A etapa seguinte é a preparação para o tingimento:
produção de rama, penteado, fio, tecido ou malha ou produto pronto para tingir. Assim, o tecido em
processamento é encaminhado para o tingimento. Depois disso, caso haja necessidade, ele é
encaminhado para a estamparia, para serem inclusas as estampas desenvolvidas em conjunto com
os clientes. A penúltima etapa é o acabamento, que corresponde ao processo de finalizar a
confecção do tecido e incluir características específicas finais. Por fim, o produto passa por uma
inspeção da qualidade, na qual se realizada a avaliação de características da qualidade mensuráveis
e também subjetivas.
A qualidade da produção do fio e do tecido final é primordial para que o resultado final seja
satisfatório. Nesse caso, a qualidade da fiação começa com a escolha de matéria-prima de
fornecedores confiáveis, mas também são avaliados os finais de cada etapa de processamento. As
características da qualidade analisadas são o aspecto final do tecido e o do fio, resistência, torção e
irregularidades. O controle da qualidade da fiação é realizado no Laboratório de Ensaios Físicos,
equipado com os seguintes instrumentos de medição: seriplano, torcímetro, dinamômetro, pressley,
micronaire, fibrógrafo, lap/meter, dobradeira, meadeira e o regularímetro. Enquanto os primeiros têm
por finalidade analisar as características da qualidade da matéria-prima, material em processo e
produtos finais, com o objetivo de verificar o atendimento das conformidades, o regularímetro serve
à área de manutenção mecânica, para a identificação e correção dos possíveis defeitos de máquinas,
quando detectadas irregularidades no processo produtivo da fiação.
Ultimamente, a empresa tem tido problemas com o regularímetro, pois ele tem apresentado
quebras constantes, atrasando a produção. Os principais atrasos estão relacionados com a espera por
peças de substituição e o tempo para descobrir as causas de parada das máquinas.
A Croqui precisa de um profissional que resolva os principais problemas relacionados ao processo e
pensou em contratar um engenheiro de produção. Analise as situações-problema propostas sobre
esse case e ajude a Croqui a melhorar seus processos de produção.