Vejamos então o que significa cada etapa.
Exemplo A – Uso do PDCA
O Supermercado SS deve reformar os banheiros dos clientes, localizados na parte
externa do estabelecimento, devido às diversas reclamações por parte dos clientes e da
comunidade. Em pesquisas recentes, cerca de 60% dos clientes demonstraram que a
infraestrutura está ruim. Assim, segue o plano de ação PDCA:
P (Plan) – Planejar: Definir os que se quer, planejar o que será feito e estabelecer as
metas e métodos que permitirão atingi-las;
D (Do) – Executar: Tomar a iniciativa, treinar, implementar, executar o planejado
para alcançar as metas, utilização de métodos definidos;
C (Check) – Verificar: Verificar continuamente os resultados obtidos no processo,
comparando-os com o que foi estabelecido para confirmar se estão sendo
executados conforme o planejado;
A (Action) – Agir: Tomar ações corretivas ou de melhoria, caso essa necessidade
tenha sido constatada na fase anterior.