Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir sobre o tema “Eu, o Outro e Nós” à luz da metodologia do ensino de história:
I. A abordagem da temática “Eu, o Outro e Nós” no ensino de história contribui para a compreensão da diversidade cultural, étnico-racial, de gênero e social, promovendo uma visão mais crítica e reflexiva sobre as relações sociais ao longo do tempo.
II. Através do estudo das diferentes perspectivas históricas e culturais, os alunos desenvolvem a capacidade de análise comparativa entre sociedades passadas e presentes, reconhecendo as continuidades e rupturas nas relações interpessoais e coletivas.
III. A metodologia do ensino de história, ao abordar o tema “Eu, o Outro e Nós”, busca exclusivamente promover a empatia e o respeito pelas diferenças, sem considerar os aspectos políticos e econômicos que influenciam as relações sociais.
IV. O ensino de história requer a problematização das narrativas dominantes, incentivando os estudantes a questionar as representações históricas que perpetuam estereótipos e preconceitos.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.