De acordo com Lima (2015) as práticas de gestão do marketing internacional variam de país para país.
Os povos do mundo diferem uns dos outros, e são justamente as diferenças que fazem com que, em
muitos casos, uma técnica de marketing bem-sucedida em um país não funcione em outro. Pode
haver diferenças nas preferências dos consumidores, nos concorrentes, nos canais de distribuição e
nos meios de comunicação. Assim, antes do lançamento de um produto, o gestor deve reconhecer
até que ponto os planos e programas de marketing podem ser estendidos ao mundo inteiro e como
podem ser adaptados.
Segundo Cateora, Gilly e Grahan (2012) o profissional de marketing internacional deve ter a
habilidade de pensar globalmente e agir localmente. O marketing internacional está relacionado a
uma mistura de abordagem padrão, sendo um produto único internacionalmente, e não padrão
como, por exemplo, a distribuição ou a embalagem. O comportamento deve ser de maneira global e
local ao mesmo tempo, respondendo às diferenças e semelhanças existentes nos mercados globais.
É necessário entender que marketing global não significa entrar em todos os países. O negócio é
ampliar os horizontes dos negócios de modo a abranger o mundo, na tentativa de identificar
oportunidades e riscos. A decisão de entrar em mercados fora do país de origem depende muito dos
recursos da empresa, de sua maneira de gestão e da natureza das oportunidades e riscos que a
empresa deverá analisar.
Como você viu até aqui, o marketing internacional é o ponto de partida para que uma organização
possa ter reconhecimento no exterior e construa uma marca global forte. Dependendo do país em
questão, quando uma empresa é recém-chegada de outro lugar, é corriqueiro que os consumidores
apresentem alguma resistência em comprar seus produtos e serviços. Por isso, o marketing global
tem o desafio de tentar quebrar barreiras culturais disseminando os valores da organização. O gestor,
nesse caso, conduzirá uma análise aprofundada sobre as tendências e mídias locais, criando
campanhas de comunicação eficazes e investindo no relacionamento com o cliente. E se estamos
falando de relacionamento com o cliente, estamos falando de informação. Na nossa próxima pauta
vamos entender a importância, as vantagens e os processos que levam as grandes organizações a
planejarem os sistemas de informação de mercado.
Sistema de Informação
Você viu que o marketing internacional abre portas para novos mercados e oportunidades em
qualquer lugar do mundo. Basta que as empresas envolvidas saibam usar as estratégia de comércio
internacional. Para existir comércio exterior, deve existir primeiramente o consumidor. E quem é esse
consumidor?
As organizações, ao investirem no cenário internacional, querem aumentar suas vendas globais e
buscar inovação para produtos e serviços. Elas estarão conectadas a um contingente mundial de
consumidores. Por isso, conhecimento do mercado e do público é fundamental. Para poder
progredir no exterior, a organização deve investir em sistemas de informação de marketing
internacional em seu planejamento estratégico. O conhecimento do mercado em que se está
inserido é a base para explorar o novo território e aproveitar oportunidades e até mesmo defender-
se contra os riscos impostos por um mercado novo.
Para Laudon e Laudon (2022) a informação é o ponto de partida para qualquer ação executiva e
gerencial que envolva planejamento estratégico. Profissionais que atuam com comércio exterior
devem saber onde procurar informações e que tipo de informações procurar nas mais diferentes
espécies de fontes e analisar métodos para chegar ao conhecimento.
Em uma visão geral do sistema de informação de marketing internacional é possível observar que
ele tem por finalidade fornecer a administradores e outros encarregados de tomar decisões um
fluxo contínuo de informações sobre as operações da empresa em seu ambiente de mercado, tanto
interna quanto externamente. O sistema de informações de marketing internacional de uma empresa
deve fornecer meios de coletar, analisar, classificar, armazenar, localizar e comunicar dados
relevantes que interferirão no processo de tomada de decisão da organização.