Problema em Foco
Orientações para o desenvolvimento de seu projeto.
Situação 1
Importante!
Utilizaremos a situação 1 como exemplo mais detalhado do que se espera
em nível de artefatos para serem produzidos, para os outros vou descrever
orientações de forma mais sumarizada. Afinal, o desafio é para que você se
desenvolva.
Crie o backlog de produto, divida as tarefas em sprints, estime o tempo para cada atividade e
desenvolva um jogo de planejamento.
Um backlog de produto é uma lista das histórias de usuário declaradas, priorizadas e com seu tempo
definido, a partir daí, os outros artefatos são desenvolvidos. Abaixo dou dois exemplos:
Exemplo de backlog para e-commerce de produtos personalizados:
História de usuário: como usuário, eu quero ser capaz de visualizar todos os produtos
personalizados disponíveis na loja, para que eu possa escolher o produto que melhor
atenda às minhas necessidades.
• Critérios de aceitação:
• A página inicial do e-commerce deve exibir todos os produtos disponíveis para venda;
• Deve haver uma opção de pesquisa para os usuários filtrarem os produtos por tipo,
preço, categoria etc.;
• Os produtos devem ser exibidos com uma descrição breve, imagem, preço e botão de
“Comprar”;
• Tempo estimado: 2 dias.
História de usuário: como usuário, eu quero ser capaz de personalizar o produto que
escolhi, para que ele atenda às minhas necessidades específicas.
• Critérios de aceitação:
• O usuário deve ser direcionado para uma página de personalização
após clicar em Comprar”;
• Deve haver opções de personalização disponíveis, como escolha
de cor, tamanho, texto a ser inserido etc;
• Os usuários devem ser capazes de visualizar uma prévia do
produto personalizado antes de adicioná-lo ao carrinho de compras.
• Tempo estimado: 4 dias.
Lembrando que um backlog de produto é composto de muitas histórias postas dessa forma, afinal é
um sistema inteiro, certo?! No caso desse desafio, acredito que ao menos 20 histórias como as do
exemplo que dei, serão suficientes para que você ganhe experiência.
Com base nas histórias de usuário criadas, podemos elaborar sprints de 2 semanas para o
desenvolvimento do e-commerce de produtos personalizados. Segue abaixo uma sugestão:
Sprint 1 (duração de 2 semanas):
Histórias de usuário:
Como usuário, eu quero ser capaz de selecionar produtos personalizados para que eu
possa escolher o que quero comprar;
Como usuário, eu quero ser capaz de personalizar meus produtos para que eu possa ter
um produto único e exclusivo;
Como usuário, eu quero ser capaz de adicionar produtos personalizados ao meu
carrinho de compras para que eu possa finalizar a compra.
Atividades:
Definir as opções de produtos personalizados disponíveis para compra;
Desenvolver a funcionalidade de personalização de produtos;
Integrar a funcionalidade de carrinho de compras ao sistema;
Desenvolver o layout das páginas de seleção de produtos, personalização e carrinho de
compras.
Sprint 2 (duração de 2 semanas):
Histórias de usuário:
Como usuário, eu quero ser capaz de finalizar a compra de forma segura para que eu
possa receber meus produtos com tranquilidade;
Como usuário, eu quero ser capaz de acompanhar o status do meu pedido para que eu
possa saber quando ele será entregue;
Como usuário, eu quero ser capaz de avaliar meus produtos e a experiência de compra,
para que eu possa fornecer um feedback para a empresa.
Atividades:
Desenvolver a funcionalidade de checkout seguro;
Desenvolver a funcionalidade de rastreamento de pedidos;
Desenvolver a funcionalidade de avaliação de produtos e experiência de compra;
Realizar testes de integração e usabilidade do sistema.
Lembrando que essas são sugestões e que a quebra de um product backlog em sprints é muito maior
que essas duas sprints que ofereci.
Você deve ir além disso. Espero ao menos o dobro de sprints, diferentes das que ofereci como
exemplo.
Feito isso, você deverá criar o quadro Kanban, mas, antes disso, deverá quebrar as histórias do
usuário em atividades para colocar no quadro. Afinal, uma história de usuário não é uma lista de
coisas a serem feitas, apenas o desejo manifestado pelo usuário do que ele deseja.
Você pode fazer isso conforme o seguinte exemplo de decomposição de história de usuário:
Como usuário, eu quero ser capaz de navegar pelo site, para encontrar os produtos que desejo.
Tarefas:
Definir a estrutura de navegação do site;
Criar a página inicial com as principais categorias de produtos;
Criar as páginas de categorias e subcategorias de produtos;
Implementar a barra de busca;
Criar a página de resultados de busca.
Aí espero que você crie um quadro Kanban como no exemplo abaixo:
Aqui eu já coloquei no exemplo o que é possível preencher em todas as colunas, assim fica mais
fácil para você poder colocar na coluna certa o andamento e o tipo de status esperado.
Muita gente acredita que só cartões gráficos podem ser utilizados, mas isso não é verdade. Podemos
utilizar texto, como eu fiz.
Então, agora você poderá criar o quadro Kanban baseado nesse exemplo; é mais tranquilo.