Durante a denominada Era Vargas (1930-1945), a educação ganhou maior notoriedade. A busca em dar eficiência à rede educacional interessava ao poder estabelecido. Em 1937, Vargas se tornou ditador e implantou uma política educacional de caráter nacionalista e tecnicista, o que pode ser percebido pelas ações do poder público.
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Com base nas características e medidas tomadas pelo governo com relação à educação durante a Era Vargas, analise as afirmativas a seguir:
I. A Reforma Capanema (1942) foi uma das principais mudanças na política educacional do país. Seu teor demonstrava a preocupação com uma educação padronizada em todo o país.
II. Defensor da democracia e preocupado com a cidadania, Gustavo Capanema, ministro da Educação, durante a ditadura Vargas, promoveu uma educação crítica e de cunho libertário.
III. Uma das principais preocupações do governo varguista era em defesa do nacionalismo e do civismo, aliadas a uma educação profissionalizante.
IV. Inspirada no pensamento de Paulo Freire, a educação do governo Vargas visava alfabetizar os idosos e valorizar a cultura regional.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.