Durante muito tempo, a educação da criança foi considerada uma responsabilidade das famílias ou do grupo social ao qual ela pertencia. Era junto aos adultos e outras crianças com os quais convivia que a criança aprendia a se tornar membro deste grupo, a participar das tradições que eram importantes para ele e a dominar os conhecimentos que eram necessários para a sua sobrevivência natural e para enfrentar as exigências da vida adulta. Por um bom período da história da humanidade, não houve nenhuma instituição responsável por compartilhar esta responsabilidade pela criança com seus pais e com a comunidade da qual estes faziam parte. Isso nos permite dizer que a educação infantil, como nós a conhecemos hoje, realizada de forma complementar à família, é de fato muito recente. Nem sempre ocorreu do mesmo modo, tem, portanto, uma história.
Fonte: CRAIDY, C. M.; KAERCHER, G. E. Educação infantil: pra que te quero? Artmed Editora, 2009.
A partir da leitura do texto juntamente com os conhecimentos adquiridos na disciplina, analise as afirmativas:
I. A Educação Infantil é classificada como a fase 1 (um) da educação básica.
II. A Educação Infantil deve ser uma maneira de fortalecer os programas destinados a primeira infância.
III. A Educação Infantil tem o lúdico como foco principal e deve ter um espaço favorecido para a interação e aprendizagens relevantes.
IV. A Educação Infantil no decorrer de sua história tem se tornando um local de educação suscetível a gerar mudanças, sendo assim não é mais considerado um local de cuidados básicos da criança.
É correto o que se afirma em:
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.