Projeto Integrador Transdisciplinar de Comércio
Exterior II
Introdução
Você gosta de comércio? E se for comércio exterior? Pois é, nosso material didático abordará
circunstâncias do comércio exterior que vão fazer com que você reflita sobre essa prática
mercadológica fundamental para todos os países.
O comércio exterior existe há muito tempo. A troca de mercadorias entre os países existe desde os
primórdios da civilização. Foi consolidada com as práticas mercantilistas difundidas na Europa
durante os séculos XV e XVI. Com o avanço do processo de globalização, essa prática vem se
intensificando com o desenvolvimento de meios de transporte e de novas tecnologias de
comunicação.
A prática envolve atividades que compreendem ações de compra e venda de bens e serviços entre
organizações e governos. Com o comércio exterior as empresas conseguem vantagens
competitivas, como alcance de novos clientes, amplificação da marca, investimento estrangeiro,
aumento de imunidade a tendências locais, confiança do consumidor, melhora do desempenho
financeiro, crescimento da competitividade, fortalecimento da marca e estímulo a especialização.
O profissional de comércio exterior tem um futuro promissor quando se mantém atualizado com a
prática e dá continuidade aos estudos acadêmicos, realizando cursos sempre que necessário. São
fundamentais o diploma de nível superior e o investimento em atualização constante e em cursos de
idiomas.
Neste material didático, nós vamos ver alguns assuntos que fazem parte do cotidiano do profissional
de comércio exterior. Dividiremos o material didático em 5 pautas. Para iniciarmos, é fundamental
que você acompanhe a disciplina fazendo a leitura e concluindo todas as atividades propostas.
Também é importante que você complemente seus estudos com as dicas e sugestões de leitura
passadas nas pautas ao longo deste material didático.
Na pauta 1, vamos ver qual é a diferença entre comércios nacional e comércio internacional e por
que os países decidem optar pelo comércio exterior. Na pauta 2, vamos debater os conceitos e
definições de marketing internacional e sua importância e benefícios. Conhecer marketing
internacional é mais do que simplesmente trocar estratégias mercadológicas locais por estratégias
mercadológicas de âmbito externo. Em outros países, com outras culturas, leis, costumes, economia
e tradições, tudo é mais complexo do que operar em território doméstico. O gestor de marketing
internacional deve atuar de forma reflexiva, considerando os públicos e contextos específicos de
cada país em que a organização pretende entrar para comercializar bens e serviços. O intuito é
posicionar adequadamente a marca no mercado. Na pauta 3, debateremos como funciona um
sistema de informação de mercado. Ter um sistema de informação de mercado no cenário nacional
é importante, e mais ainda no cenário exterior. Na pauta 4, veremos estratégias básicas de marketing
internacional, como o marketing internacional concentrado, padronizado e diferenciado. Veremos
também considerações sobre estratégias globais que podem impactar diretamente o produto ou
serviço importado ou exportado. Por fim, na pauta 5 vamos analisar visões de mercado que ajudam a
entender a postura de empresas e gestores internacionais. O marketing internacional tem papel
preponderante no comércio entre países e é de suma importância para a empresa que quer
expandir as fronteiras dos negócios. Ele é transdisciplinar, haja vista as centenas de possibilidades
que estão envolvidas.
Para ter sucesso, o gestor deve estudar sempre, com o objetivo de identificar as diferenças e os
padrões de comportamento de consumo, bem como as novas tendências do público-alvo, pois o
que é tendência em um país pode não ser em outros. Também é fundamental que faça a análise dos
concorrentes e conheça as regras de cada mercado.
Desejo a você uma excelente leitura e um ótimo aproveitamento pedagógico durante todas as
pautas desta disciplina.
Comércio Nacional, Internacional e Exterior
Para começarmos, é bom identificar algumas diferenças entre os termos usados. São diferenças
pequenas, mas existem. Para Maia (2019), quando falamos de comércio exterior, falamos do sistema
de atividades de compra e venda de mercadorias e da prestação de serviços entre países. Esse
conjunto de atividades trata de assuntos internos dos países relacionados a logística, vigilância,
fiscalização, tributos, entre outros. O comércio internacional cuida da instituição de regras e normas
que permitem a compra e venda de bens e serviços entre os países, que apresentam formas
diferentes de controle de entrada e saída de mercadorias. É possível observar que eles estão
totalmente interligados, misturando-se nas práticas comerciais, que envolvem as inúmeras
estratégias mercadológicas desse segmento. Cabe considerar que, nessa interligação, para existir
qualquer tipo de comércio internacional, é preciso que estejam constituídos o comércio exterior dos
países que estão fazendo a importação e o dos países que estão fazendo a exportação. Outro ponto é
que as negociações entre os protagonistas do negócio precisam estar padronizadas,
regulamentadas, e que haja acompanhamento dos órgãos de comércio internacional.