A Shopee é uma empresa de Singapura, fundada no ano de 2015, sendo uma plataforma de comércio eletrônico. Sua plataforma se adapta à região em que atua, buscando oferecer a seu público uma experiência única de compra online fácil, segura e rápida.a
Fonte: https://shopee.com.br/
Segundo informações coletadas no site da Shopee (online, 2024), os produtos mais comprados e procurados pelos consumidores brasileiros no ano de 2023 foram:
“Analisando o que as pessoas mais buscaram na Shopee em 2023, tênis e botas femininas ficaram no topo da lista por mais de 100 dias. Papetes femininas e materiais escolares também foram bastante buscados, marcando presença por cerca de 50 dias. Por fim, os ventiladores ganharam destaque este ano, uma novidade em relação ao ano passado, estando entre os cinco itens mais procurados” (SHOPEE, online, 2024).
Além disso, o Pix apresentou um aumento de 60% nas compras online realizadas na plataforma, o que indica uma alteração na forma como o consumidor paga sua compras online.
Você obtem mais informações sobre as vendas da Shopee pelo link: https://shopee.com.br/blog/produtos- mais-buscados-na-shopee/#quais-foram-os-produtos-mais-buscados-na-shopee
Agora é sua vez de entender e colocar em prática o estudo sobre o Comportamento do Consumidor, buscando analisar o e-commerce durante seu processo de decisão de compra. Vamos lá?
Para realizar a atividade MAPA responda as questões a seguir. Não se esqueça de usar o formulário padrão da atividade, disponível a você na pasta “Material da Disciplina” e/ou “Sala do Café”.
1) Antes de realizar qualquer venda online ao consumidor é preciso conhecer os benefícios que esses procuram em um e-commerce. Assim, comece revisando o material da disciplina, no Tema de Aprendizagem 8, quando se discute uma lista de benefícios para os consumidores que compram pelo e-commerce. Em seguida, analise os benefícios apresentados, sendo estes os de: (1) 24 horas, (2) Sem Fronteiras, (3) Comodidade, (4) Opções de Produtos, (5) Acompanhamento de Vendas, (6) Flexibilidade, (7) Igualdade, (8) Custo, (9) Monitoramento, (10) Competitividade e (11) Interação. Escolha 5 (cinco) desses benefícios e elabore um texto contendo entre 7 e 15 linhas, explicando tais benefícios no contexto do e- commerce.
2) Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre o Comportamento do Consumidor e E-commerce. Para a realização do item 2 (dois) você deverá escolher 1 (um) E-commerce existente no mercado (não pode ser usada a empresa apresentada no exemplo na atividade). Em seguida, realize uma pesquisa sobre o e-commerce escolhido e preencha a tabela a seguir com as informações
coletadas:
Obs: Não esqueça de citar as fontes de pesquisa.
Empresa |
(apresente brevemente um histórico da empresa no mercado, falando sobre seu tamanho,
desenvolvimento e atuação/segmento). Elabore um texto entre 5 e 10 linhas). |
Produtos/Serviços Vendidos |
(apresente brevemente, e de maneira geral, os produtos e/ou serviços vendidos pelo e-commerce. Você
pode se atentar àqueles que são mais vendidos. Elabore um texto entre 5 e 10 linhas). |
Consumidor |
(Elabore um texto entre 5 e 7 linhas apresentando o perfil do consumidor do e-commerce escolhido. Apresente informações como idade, gênero, renda, perfil e hábitos de consumo. Pode ser sua percepção sobre quem deve ser o consumidor deste e-commerce, mas é preciso que você explique bem o porquê
acredita ser este o perfil dos clientes). |
3 – Agora é o momento de conhecer de que maneira as empresas de e-commerce atraem a atenção de seus consumidores, levando-os a compra. Usando o e-commerce escolhido anteriormente, apresente uma ação de comunicação e promoção realizada pela empresa, visando aumentar suas vendas e levar seus consumidores à compra.
Apresente imagens e/ou link com a ação e, em seguida, explique como a ação foi realizada (foi feita em um período de datas comemorativas? Foi para atender um cliente específico? Etc).
Obs: Não esqueça de citar as fontes de pesquisa.
– E, por fim, finalize a atividade elaborando um texto contendo entre 7 e 15 linhas, alisando e explicando de que maneira o e-commerce escolhido utiliza em suas ações e estratégias de vendas os benefícios existentes em um e-commerce (e que são apresentados no material da disciplina no Tema de Aprendizagem 8). Você deve escolher pelo menos dois benefícios dentre os seguintes: (1) 24 horas, (2) Sem Fronteiras, (3) Comodidade, (4) Opções de Produtos, (5) Acompanhamento de Vendas