Em decorrência dessas falhas na comunicação, na última semana foi disparado um pacote de e-mails marketing, para toda a sua carteira de clientes, ofertando um novo programa de benefícios para os usuários de seus cartões, porém, esse programa de benefícios é decorrência de uma parceria disponível apenas para os clientes/usuários de alguns estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil, especificamente, dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O problema foi exposto quando as equipes de atendimento ao público começaram a receber contatos de clientes dos outros estados do país, reclamando sobre a indisponibilidade do pacote de benefícios mencionado no e-mail marketing! Além dos contatos diretos com a empresa, os usuários também abriram reclamações nas Redes Sociais e em Plataformas de Reclamações e Serviços ao Cliente, gerando assim, um impacto negativo em grande escala para a imagem da ADM SuperCred.
Fonte: Elaborado pelo Professor, 2024.
Diante dos problemas identificados e de tanta exposição negativa relatada na situação hipotética anterior, para fins desta Atividade MAPA, considere-se como o Gestor(a) de Comunicações da ADM SuperCred, sobre o qual você terá como missão, montar uma estratégia de Comunicação Integrada com a finalidade de reverter ou, pelo menos, diminuir os impactos negativos para a imagem da empresa. Para isso, você deverá atender às solicitações das etapas a seguir:
PASSO A PASSO DA ATIVIDADE:
ETAPA 1- Em relação à comunicação empresarial integrada, explique brevemente, de acordo com os estudos da disciplina, qual é o foco principal da Comunicação de Marketing, da Comunicação Institucional e da Comunicação Interna. Explique separadamente cada uma dessas três áreas de comunicação.
ETAPA 2- Elabore uma estratégia de Comunicação Interna para informar o público-alvo desse tipo de comunicação sobre as medidas e procedimentos a serem adotados para impedir que situações como essa voltem a se repetir, evitando outros impactos negativos para a imagem da empresa e, também, para manter a qualidade dos serviços prestados aos usuários finais. Nessa etapa você deverá apresentar, por meio de um texto discursivo, as seguintes informações:
- a) Quais serão os instrumentos de comunicação interna que serão utilizados para transmitir a mensagem;
- b) Qual será a mensagem transmitida a esse público. Você deverá fazer isso de maneira escrita, apresentando as informações solicitadas nos itens a) e b).
ETAPA 3- Elabore uma estratégia de Comunicação de Marketing para informar o público-alvo desse tipo de comunicação sobre as medidas e procedimentos a serem adotados para impedir que situações como essa voltem a se repetir, evitando outros impactos negativos para a imagem da empresa e também, para manter a qualidade dos serviços prestados aos usuários finais. Nessa etapa você deverá apresentar, por meio de um texto discursivo, as seguintes informações:
- a) Quais serão as ferramentas de comunicação de marketing que serão utilizados para transmitir a mensagem;
- b) Qual será a mensagem transmitida a esse público. Você deverá fazer isso de maneira escrita, apresentando informações solicitadas nos itens a) e b).
ETAPA 4- Elabore uma estratégia de Comunicação Institucional para informar o público-alvo desse tipo de comunicação sobre as medidas e procedimentos a serem adotados para impedir que situações como essa voltem a se repetir, evitando outros impactos negativos para a imagem da empresa e também, para manter a qualidade dos serviços prestados aos usuários finais. Nessa etapa você deverá apresentar, por meio de um texto discursivo, as seguintes informações:
- a) Quais serão as mídias institucionais (internas ou externas) que serão utilizados para transmitir a mensagem;
- b) Qual será a mensagem transmitida a esse público. Você deverá fazer isso de maneira escrita, apresentando informações solicitadas nos itens a) e b).
OBS: Todas as estratégias indicadas nas Etapas 2, 3 e 4 deverão estar em sintonia, no que diz respeito à mensagem transmitida, uma vez que a ideia é que a comunicação aconteça de maneira integrada. E, lembre-se: o foco central desta atividade é a falha de comunicação cometida junto aos clientes das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste do Brasil, ok.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
– Realize uma Leitura da Unidade III do Livro da Disciplina.
– Assista ao Vídeo de Orientações gravado pelo professor.
– Realize pesquisas complementares sobre estratégias de comunicação em tempos de crise.
– Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.
– Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
Bons estudos. Sucesso!