Em uma determinada escola, o professor de História, Pedro, está planejando uma aula sobre a História do Brasil. Ele sabe que muitas vezes os alunos têm dificuldade em se conectar com os eventos históricos, pois os veem como distantes e irrelevantes para suas vidas cotidianas. Para superar esse desafio, Pedro decide incorporar a contação de histórias como estratégia de ensino. Primeiro, ele seleciona cuidadosamente as histórias que serão narradas durante a aula, escolhendo aquelas que exemplificam os eventos e os conceitos que ele quer que os alunos aprendam. Ele inclui histórias de personagens históricos, bem como narrativas sobre os motivos e as consequências das ações dessas figuras. Durante a preparação, Pedro se concentra em desenvolver sua entonação, sua dramaticidade e suas expressões faciais para tornar a narrativa mais envolvente e emocionante para os alunos. Ele sabe que isso é essencial para despertar a curiosidade e o interesse dos pequenos, incentivando-os a se envolverem mais com o conteúdo. Na aula, Pedro transforma a sala de aula em um ambiente dinâmico, onde os alunos são transportados para o Brasil do século XVI através das histórias que ele conta. Ele utiliza recursos visuais, como imagens e vídeos, para complementar as narrativas e ajudar os alunos a visualizarem os eventos históricos. À medida que a aula avança, os alunos estão visivelmente envolvidos e entusiasmados com as histórias que estão ouvindo. Eles fazem perguntas, discutem os acontecimentos e até mesmo sugerem outras histórias que gostariam de ouvir. Pedro aproveita essas interações para aprofundar a compreensão dos alunos sobre os conceitos históricos em questão.
Considerando esse caso hipotético, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O professor deve escolher as histórias a serem narradas considerando os objetivos propostos para o conteúdo selecionado, desenvolvendo a entonação, a dramaticidade, as expressões para que desperte a curiosidade dos pequenos.
PORQUE
II. O cotidiano da sala de aula é, ao mesmo tempo, laboratório e palco da capacidade de levarmos os alunos à historicidade, desenvolvendo conceito e fatos, permitindo-lhes a apropriação pessoal de um verdadeiro conhecimento histórico, em seu sentido e propriedades.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.