Ensinar implica fixar objetivos, selecionar conteúdos, ordená-los lógica e psicologicamente, processá-los na prática e avaliar a extensão e a profundidade de seu domínio pelo aluno. Essas funções não poderão ser desempenhadas sem o total domínio do conhecimento informativo. Portanto, o professor não precisa ser, necessariamente, um “cientista”, mas deve dominar a matéria tanto quanto um cientista, excetuando-se a atividade específica de uma pesquisa individual (MAIA, 2004).
Fonte: MAIA, N. A. Saber fazer e saber ensinar. Revista da Cultura, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, p. 46-50, dez, 2004.
Provavelmente, o maior benefício da Ginástica e o principal argumento para sua inclusão nos programas de iniciação esportiva, seja a promoção do controle corporal, pois ela sugere a prática de diversas ações, como giros, saltos, balanços, deslocamentos e aterrissagens (Russel, 2000).
Fonte: RUSSEL, K. Ginástica – Por que ela faz parte do currículo escolar? Trad. Myrian Nunomura. Revista Mineira de Educação Física. Viçosa, v.1, n. 8, p.103-108, 2000.
Partindo do princípio de que o professor deve saber ensinar determinada modalidade da cultura corporal do movimento, considera-se que os processos pedagógicos e as ajudas manuais são essenciais para efetividade no processo de ensino e aprendizagem dentro da ginástica. Mediante isso, em uma situação hipotética, você foi contratado (a) para dar aulas de Ginástica Para Todos em uma academia de sua cidade. Sua turma é de crianças de 8 a 10 anos, e em uma de suas aulas você irá ensinar seus alunos a realizar dois elementos gímnicos, sendo eles: Rolamento para frente grupado e Roda. Para ensinar esses dois elementos de forma adequada, você deverá explicar como se realiza corretamente esses dois elementos, em seguida, explicar um exercício pedagógico com o auxílio de aparelhos (exemplos: colchões, plintos, bancos suecos, cordas, elásticos, entre outros) para cada elemento e, por fim, explicar como é a ajuda manual de cada um desses elementos.
Portanto, nesta atividade, você, aluno, deverá gravar um vídeo, de no máximo 5 minutos, explicando como se realiza corretamente os elementos Rolamento para frente grupado e Roda e, posteriormente, explique um exercício pedagógico com o auxílio de aparelhos e a ajuda manual para cada um dos elementos citados.
A atividade deverá ter as seguintes fases:
- Apresente seu nome e RA (Registro Acadêmico) ao início do seu vídeo;
- Explique como se realiza corretamente os elementos: Rolamento para frente grupado e Roda;
- Explique um exercício pedagógico com o auxílio de aparelhos para cada elemento: Rolamento para frente grupado e Roda.
– Um exercício pedagógico para cada elemento.
– Descreva com detalhes todo o desenvolvimento e os recursos materiais que são utilizados para a realização de cada exercício pedagógico;
- Explique a ajuda manual dos elementos: Rolamento para frente grupado e Roda.
– Uma forma de ajuda manual para cada elemento.
Para a realização dessa atividade, é importante que você tenha assistido as aulas conceituais, há também um material completar disponível em “Material da disciplina”.
A atividade deve seguir os seguintes critérios:
-O vídeo deve conter no mínimo 3 e no máximo 5 minutos;
-Realizar as 4 fases da atividades na ordem determinada anteriormente;
-Para as explicações, será permitido a utilização de recursos auxiliares como imagens, objetos, slides, entre outros, mas o aluno deve aparecer a todo momento no vídeo.
–Não é necessário a realização ou execução dos movimentos, basta apenas explicar cada item solicitado.
-Realizar a atividade individualmente. Não será permitida a participação de outras pessoas no vídeo;
-O aluno deve estar com roupa de prática e deve ser realizado em um espaço adequado (ver “Manual da prática”, também disponível em “Material da disciplina”);
– Não será permitida a leitura integral do material de apoio;
-O vídeo poderá ser editado ou não. O importante é que você apresente todas as atividades solicitadas no enunciado;
-Para editar o vídeo, sugerimos o programa de edição: CANVA Online, CLIPCHAMP Online ou o MOVAVI;
*Para mais instruções, acesse o link do “TUTORIAL – PROGRAMA DE EDIÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA”, disponível logo a seguir, ou acesse a “Sala do café” em seu STUDEO.
*Esta é uma sugestão, no entanto, pode-se utilizar outro programa de edição.
–O vídeo deverá estar cadastrado no YOUTUBE como “NÃO LISTADO”. As instruções de como subir a gravação no YOUTUBE estão no vídeo “COMO CADASTRAR VÍDEOS NO YOUTUBE”, disponível logo, a seguir, ou acesse a “Sala do café” em seu STUDEO. Para cadastrar, deve-se ter um canal no youtube;
-Para todos os alunos, o link do vídeo deverá ser postado no campo “Resposta” da atividade MAPA, em seu respectivo STUDEO. Envie apenas um (1) link de vídeo pelo STUDEO;
-Preste atenção ao postar o link do vídeo. Portanto, confira antes de incluí-lo e lembre-se de finalizar a atividade.
ATENÇÃO: Vídeos das atividades de anos anteriores serão considerados plágios e, automaticamente, zerados. Plágio é crime!
Outros tipos de atividades diferentes do que foi pedido no enunciado, também serão zeradas.
Links:
TUTORIAL – COMO GRAVAR MAPA COM O CELULAR
https://youtu.be/egoajNjySEI
(copie e cole na barra de navegação do seu computador)
TUTORIAL – PROGRAMA DE EDIÇÃO MOVAVI – EDUCAÇÃO FÍSICA (SUGESTÃO)
https://youtu.be/NZ_pX261qu4
(copie e cole na barra de navegação do seu computador)
PROGRAMAS DE EDIÇÃO DE VÍDEOS ONLINE (SUGESTÕES)
CANVA: https://www.canva.com/
CLIPCHAMP: https://app.clipchamp.com/
COMO CADASTRAR VÍDEOS NO YOUTUBE
https://youtu.be/28pPRK3vmp8
(copie e cole na barra de navegação do seu computador)
OBS: CADASTRE O VÍDEO COMO NÃO LISTADO!