Negócios Digitais
O meio digital permite a troca de informações a qualquer momento, sem limitações demográficas ou
culturais. Dessa forma, o negócio digital se torna um fator fundamental para as empresas. Em um
mundo cada vez mais competitivo, o aumento do número de consumidores nesse ambiente
aumenta, consequentemente, o número das empresas que ofertam produtos e serviços, fazendo
com que o uso de estratégias seja fundamental e diferente em cada segmento.
Vivemos em uma época em que o meio digital está no cotidiano das pessoas; o uso da tecnologia
para trabalhar, estudar, conviver com os amigos passa a ser tão intenso que acabamos não
percebendo o quão imersos estamos no ambiente virtual.
Se considerarmos a linha do tempo desde a criação da internet até agora, em comparação à evolução
do comércio, podemos dizer que estamos somente no início. Assim, as oportunidades são inúmeras
e a cada dia crescem mais e mais.
Mas nem tudo são flores. Se as vantagens no uso de negócios digitais estão ao alcance da vitrine do
negócio para o mundo, maior possibilidade de escolhas para o consumidor, comunicação mais
efetiva, entre outros, as grandes desvantagens estão na falta de segurança, na dependência de
investimentos em infraestrutura, na falta de acesso à internet de alta velocidade, ainda, em grande
parte do Brasil e na maior competitividade, sendo esses os desafios dos negócios digitais.
Benefícios dos Negócios Digitais
Empresa com negócios digitais:
• Redução de custos operacionais com espaço físico;
• Facilidade para acompanhar as vendas e os concorrentes em tempo real;
• Possibilidade de alcançar clientes em diferentes regiões do País ou do mundo;
• Poder segmentar produtos e serviços de acordo com as necessidades dos
consumidores;
• Maior disponibilidade, pois funciona 24 horas por dia;
• Oportunidade de oferecer maior variedade de produtos nas vendas com estoque;
• Poder se relacionar com seus consumidores sem parecer invasivo;
Consumidor:
• Maior comodidade para comprar produtos onde e quando quiser;
• Poder pesquisar sobre um produto sem precisar conversar com um vendedor para
isso;
• Flexibilidade para escolher entre diferentes condições e formas de pagamento;
• Oportunidade de deixar produtos no carrinho de compra para realizar a compra
quando preferir;
• Possibilidade de encontrar produtos cada vez mais adequados às suas necessidades;
• Sentir-se mais à vontade para fazer perguntas, opinar ou recomendar produtos e
serviços (TURCHI, 2023, p. 113).
Escolhendo o Negócio Digital
A escolha do negócio digital depende de uma série de fatores que devemos levar em consideração
antes de nos embrenharmos por esse universo. Chiavenato (2012) nos dá dez questionamentos que
devemos fazer e quanto mais completas forem as respostas, menores os riscos no processo.
Escolha de negócios digitais:
Qual é o volume de capital que você pretende investir?
Em quanto tempo?
Qual é o retorno que você pensa ou precisa obter?
Qual é a natureza das atividades de trabalho envolvidas? (Plataformas)
Quais são suas experiências profissionais em empreendedorismo digital?
Quais são seus objetivos?
Quais são suas atitudes e opiniões a respeito de negócios?
Quais são suas características de personalidade?
Quais são seus conhecimentos e suas habilidades digitais?
Quanto tempo você pode ficar sem um salário mensal?
Quando pensarmos em negócios digitais, é fundamental mapearmos as oportunidades de forma que
se estabeleçam estratégias de inteligência competitiva na empresa.
Estratégias de inteligência:
Oferta de um novo produto/serviço: que requer um novo tipo de negócio, como foi o
caso dos computadores e dos telefones celulares. Trata-se de fornecer aos clientes um
produto ou um serviço utilizando as plataformas digitais;
Desenvolvimento de uma nova tecnologia: como é o caso da internet e da grande
maioria dos negócios virtuais. Trata-se de um processo tecnicamente novo que pode
mudar as regras do jogo;
Desenvolvimento de um novo mercado: como é o caso da inclusão social de novas
faixas e novos níveis de consumidores. Trata-se de fornecer aos novos clientes um
produto/serviço que não existe em seu mercado, mas que já existe em outros níveis
socioeconômicos mais elevados. A maior parte dos empreendimentos de inovação
disruptiva começou por mercados de nível mais baixo, melhorando sua qualidade ao
longo do tempo e invadindo mercados de nível mais elevado a seguir;
Desenvolvimento de novos benefícios: que são conceitos para desempenhar antigas
funções de uma nova maneira mais aprimorada e com execução superior. Trata-se de
realizar o que já se faz no mercado, mas de maneira mais sofisticada ou com elevada
qualidade, acrescentando assistência técnica, instalação doméstica, marca e estilo ou
luxo.
Uma das grandes dúvidas na hora de empreender no mercado digital é sobre arriscar em um novo
negócio ou comprar um negócio já existente, seja uma franquia ou uma empresa que já está no
mercado e existe a possibilidade de aquisição. Para isso, é preciso levar em consideração diversos
fatores, prós e contras, para a compra de um negócio já existente.