MAPA – ESOFT – SISTEMAS OPERACIONAIS – 53_2024
Olá, estudante!
Chegou o momento de explorar os conteúdos aprendidos na nossa disciplina.
Neste MAPA, você é convidado a realizar uma atividade de pesquisa e análise para verificar como a nossa disciplina pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Portanto, para realizar a atividade MAPA, você precisa cumprir duas etapas, a saber:
(1) PRIMEIRA ETAPA: Análise da Situação Problema
A Importância do Estudo de Programas, Processos e Threads em Sistemas Operacionais
No âmago dos sistemas operacionais, residem conceitos fundamentais que garantem a execução fluida e eficiente de programas: programas, processos e threads. Dominá-los é crucial para desvendar os mecanismos internos que transformam linhas de código em ações tangíveis e experiências digitais.
Estudar esses elementos permite aos desenvolvedores entenderem como os sistemas operacionais dão vida aos programas. Eles desvendam como os recursos do computador são alocados e gerenciados, garantindo que cada programa funcione de forma isolada e eficiente, mesmo quando diversos estão em execução simultânea.
Dominar os conceitos de programas, processos e threads em sistemas operacionais não se limita apenas à criação de software. É uma jornada para desvendar os segredos do funcionamento interno dos computadores, capacitando analistas e desenvolvedores a construir sistemas robustos, eficientes e escaláveis que moldam o mundo digital em que vivemos.
Fonte: Elaborado pelo Professor, 2024
(2) SEGUNDA ETAPA: Realização da atividade
Objetivo:
– Compreender os conceitos fundamentais de programas, processos e threads em sistemas operacionais.
– Diferenciar os termos com base em suas características e funcionalidades.
– Analisar as diferenças entre threads de usuário e threads de kernel em termos de implementação e gerenciamento.
Tarefas:
Com base no material da disciplina, nas referências bibliográficas e pesquisa em outras fontes, elabore um relatório com a estrutura a seguir, respondendo cada um dos questionamentos.
- Definição e Diferenciação:
– Programa: Descrever o que é um programa, sua natureza e função.
– Processo: Apresentar a definição de processo, seus componentes principais e características.
– Thread: Conceituar thread, destacando suas características, diferenças em relação a processos e relevância na programação.
– Quadro Comparativo: Elaborar um quadro comparativo resumindo as principais diferenças entre programa, processo e thread. Pesquise sobre as seguintes características: natureza, granularidade, uso de recursos, criação/destruição, isolamento e concorrência.
- Implementação de Threads:
– Threads de Usuário: Explique o que são threads de usuário, como são implementadas e gerenciadas pelo programador.
– Threads de núcleo: Descrever threads de kernel (núcleo), detalhando seu funcionamento e gerenciamento pelo sistema operacional.
– Comparação: Comparar e contrastar threads de usuário e threads de kernel, considerando aspectos como:
-> Localização da tabela de processos e threads;
-> Mecanismos de troca de contexto;
-> Sincronização entre threads;
-> Gerenciamento de prioridades; e
-> Vantagens e desvantagens de cada tipo de thread.
IMPORTANTE:
- Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina ou no Fórum Interativo.
- Se necessário, tire todos os prints, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente, e coloque em um único arquivo e anexar a print no Template.
- A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA, disponível no material da disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
- Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
- Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros estudantes, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem pelo Fale com o Mediador!