TÍTULO DO PROJETO EM FONTE ARIAL TAMANHO 13, ESTILO NEGRITO, ESPAÇAMENTO 1,5 ENTRE LINHAS, CENTRALIZADO E NA COR PRETA.
(linha com espaçamento simples – apagar esse texto)
Nome completo de todos os alunos participantes da atividade com indicador sobrescrito do respectivo curso de graduação e o número do RA entre parênteses, conforme o exemplo: João Almeida Ribeiro1 (RA XXXXXX). Os nomes devem estar separados por vírgula para até 5 participantes. Para grupos maiores, indicar (no mesmo formato) somente um representante da equipe e seu RA. Neste caso, é necessário completar o Apêndice 1 incluso ao final do relatório com a identificação, em ordem alfabética, de todos os participantes (quando não pertinente, o Apêndice 1 permanecerá em branco). O texto deve estar apresentado em fonte Arial 11, estilo normal, espaçamento 1,15 entre linhas, no modo justificado (alinhamento à esquerda e à direita da página) e na cor preta. Os cursos de graduação indicados pelos sobrescritos acompanham a mesma formatação, mas se apresentam centralizados.
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1 Curso: XXXXXXXXXX
2 Curso: XXXXXXXXXX
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RESUMO – O resumo do projeto de Extensão Curricular consiste em uma apresentação concisa da ação extensionista realizada e visa proporcionar ao leitor uma visão global do trabalho desenvolvido para que ele avalie a conveniência da leitura integral do texto. É imprescindível que sejam mencionados a motivação e a concepção da ideia do projeto embasadas em sua relevância para a sociedade, o objetivo, a metodologia empregada e os resultados alcançados. Além disso, recomenda-se que esse texto seja redigido em parágrafo único, voz passiva (impessoal) e no tempo verbal passado, dado que repercute um trabalho concluído. O resumo deve conter no máximo 300 palavras (equivalente à, aproximadamente, 25 linhas) e estar disposto em fonte Arial 11, estilo itálico, espaçamento simples entre linhas, justificado e na cor preta. O resumo deve ser composto exclusivamente por texto autoral, não sendo apropriada a inclusão de referências bibliográficas, citações ou recursos expositivos como imagens e tabelas. (Observação: Esse resumo é concordante aos requisitos do COBRIC e pode ser reproduzido para fins de inscrição).
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1 APRESENTAÇÃO
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A Extensão Curricular configura-se como suplementar à formação profissional superior, compreendendo caráter educativo, cultural, social, político e científico e perfil transdisciplinar que visa a articular o ensino e a pesquisa de forma indissociável. Intenciona-se através desse componente curricular aproximar as discussões em sala de aula dos problemas e questões da comunidade externa, estimulando o compartilhamento de saberes para muito além do domínio físico da Universidade e tornando o conhecimento verdadeiramente inclusivo. Conforme Resolução CNE/CES Nº 7/2018, as atividades de extensão curricular devem, a partir de 2022, configurar 10 % do total da carga horária na matriz curricular dos cursos de graduação.
Dessa forma, a redação do texto-relatório referente ao projeto de extensão para fins de validação de carga horária curricular deve apresentar uma estrutura institucional padrão, a qual publica-se por intermédio desse documento modelo. O objetivo desse material é conduzir os estudantes no seu processo de elaboração do relatório e proporcionar um template editável que possa ser sobrescrito/reescrito com as informações específicas dos autores e do projeto.
Na seção 1, Apresentação, deve ser apresentada a contextualização do cenário social de atuação, destacando a dinâmica em que a intervenção proposta pela ação extensionista poderia proporcionar melhorias aos favorecidos e à comunidade em que estão inseridos. Visto que a extensão curricular é trabalhada de forma indissociável à pesquisa e ao ensino, a inclusão de referências bibliográficas que ajudem a elucidar a problemática trabalhada e, consequentemente, a justificar a relevância do projeto é fortemente recomendada. Orienta-se extremo cuidado com as citações para evitar plágio, por conseguinte as citações devem transcrever parcial e autoralmente o material original. As referências bibliográficas devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT-NBR 6023, que padroniza a elaboração das referências bibliográficas e pode ser consultada na biblioteca da Unisanta (ABNT, 2018).
Devem constar na apresentação os limites de aplicação do projeto, com o respectivo público-alvo e o local de execução da atividade, e outros elementos quaisquer necessários para fundamentar a ação realizada. Sugere-se que a proposta extensionista não seja excessivamente complexa de forma a comprometer o cumprimento das demais atividades acadêmicas do período, sendo mais prudente seccionar o projeto em etapas sequenciais, com propostas mais enxutas e com maior probabilidade de sucesso. A declaração dos objetivos (que podem ser divididos em geral e específicos) encerra a apresentação. Nessa seção não são inclusos registros de resultados ou conclusões.
Na apresentação é fundamental relacionar o projeto extensionista desenvolvido com as linhas de atuação da Extensão Curricular da Unisanta, as quais estão engajadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS – da Organização das Nações Unidas para 2030, a saber:
- Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
- Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;
- Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
- Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
- Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
- Água limpa e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
- Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
- Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
- Inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
- Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
- Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
- Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
- Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
- Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
- Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
- Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
- Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Por fim, convém reforçar que o texto em todas as seções do corpo do relatório deve estar disposto em fonte Arial 11, estilo normal, espaçamento 1,15 entre linhas, justificado e na cor preta. O texto deve ainda possuir um espaçamento de 12pt entre os parágrafos, de forma a dispensar a utilização de recuo no início de cada parágrafo.
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2 METODOLOGIA
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Na seção 2, Metodologia, deve ser apresentado o detalhamento da ação realizada, através do qual permite-se comprovar a importância do trabalho desenvolvido no contexto extensionista pretendido pelos estudantes. Nessa seção o caminho percorrido entre a concepção da ideia, o planejamento da ação e a operacionalização da Extensão Curricular deve ser instrumentado de forma coerente e consistente aos objetivos propostos no projeto. Havendo possibilidade, é pertinente mencionar o número de pessoas beneficiadas e o cronograma de realização das atividades.
Nesse item, é apropriado o uso de figuras, tabelas ou quadros para materializar equipamentos, ferramentas, espaços, documentos ou quaisquer outros componentes pertinentes para a valorização e melhor entendimento da ação extensionista realizada. A apresentação de informações acessíveis e suficientes para que o projeto descrito possa ser facilmente reproduzido, aprimorado ou continuado em propostas futuras é fundamental e favorece a avaliação.
As seções podem apresentar subdivisões para organizar a argumentação do texto (alíneas). Nesse caso, ela deve estar recuada da margem esquerda em 1,25 cm, disposta em fonte Arial 11, estilo itálico, espaçamento 1,15 entre linhas, justificada e na cor preta. Evitar o uso de marcadores gráficos (como ●, ■, entre outros) para as alíneas, visto que eles dificultam a referenciação. Abaixo segue um breve descritivo dos principais elementos textuais, figuras e tabelas, na formatação apropriada de uma alínea.
- Figuras
As Figuras podem ser imagens, fotos, desenhos, esboços, gráficos, mapas, esquemas ou elementos similares e devem, sem exceção, ser previamente anunciadas (citadas) no texto. Além disso, as figuras são acompanhadas de um título, autoexplicativo, com numeração crescente, que aparece logo abaixo da mesma (Figura 1, Figura 2…). Se o título da figura possuir somente uma linha, ele deverá estar centralizado; para múltiplas linhas, justificado. O título da figura deve estar redigido em fonte Arial 10, estilo normal, espaçamento 1,15 entre linhas e na cor preta. Visando não comprometer o espaço dedicado a redação, é elegante que as figuras apresentem, quando possível, até 6 cm de altura. Na figura 1 é inserida uma fotografia na formatação adequada.
Figura 1: Exemplo de imagem que pode ser inserida no texto na forma de figura. Note que o tamanho foi limitado a uma altura de 6 cm.
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- Tabelas
As Tabelas são elementos textuais muito eficientes para comparar dados, organizar informações e permitir ao leitor uma consulta rápida e objetiva sobre condições e contextos de procedimentos realizados. Assim como as figuras, as tabelas apresentam um título com numeração crescente (Tabela 1, Tabela 2, …) e devem ser citadas no texto antes de serem apresentadas. Por outro lado, a disposição dos títulos deve ser acima da tabela. Atenção! As Tabelas não exibem bordas verticais nas extremidades laterais e bordas horizontais para separação dos dados. Somente o cabeçalho é destacado entre bordas horizontais. A última linha apresenta uma borda horizontal inferior terminativa (Tabela 1). Nota: Tabelas que apresentam bordas completas são classificadas como Quadros. Os títulos das Tabelas devem ser formatados de forma similar aos título das Figuras.
Tabela 1: Exemplo de uma tabela com a formatação de bordas adequada. No título deve ser detalhado que ela informa a programação do XI ENPG do dia 25 de novembro de 2022.
Horário | Atividade |
19:00-19:30 | Abertura |
19:45-22:00 | Painéis dos trabalhos |
20:00-22:00 | Palestras |
19:45-22:00 | Minicursos |
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3 RESULTADOS
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A seção 3, Resultados, é dedicada à apresentação de produtos, intervenções e/ou repercussões gerados através da ação extensionista realizada. Nela, é fundamental discutir uma estimativa dos impactos do projeto, sejam eles do ponto de vista social, econômico, cultural, político ou científico. Por exemplo: O combate à desigualdade social através de melhorias na mobilidade urbana, geração de empregos, empreendedorismo e captação de renda extra; o aprimoramento de tecnologias e processos para aumento de produtividade, com redução de custos, riscos e, consequentemente, de prejuízos econômicos; a propagação da cultura e do esporte como forma de recuperação social, revelação de talentos e estímulo à inclusão e diversidade. Ressalta-se que os resultados apresentados devem estar alinhados aos objetivos do projeto.
A utilização de fotografias para comprovar a execução extensão curricular é obrigatória e deve constar na seção 3. Relatórios que não possuírem esses elementos serão devolvidos para adequação. A entrega de material complementar contendo filmes e/ou fotografias com maior detalhamento da atuação é permitida e, fortemente, incentivada. Depoimentos de beneficiários são igualmente pertinentes e atribuem robustez ao projeto. Esses relatos podem ser apresentados na forma escrita (seção 3 – Resultados) ou na forma oral em tomadas de vídeo. A entrega de material complementar deve ocorrer juntamente ao depósito do relatório. Os autores do projeto devem elaborar um único relatório para fins de validação de carga horária extensionista. Todavia, a submissão desse material é individual e deve ser feita por todos os componentes do grupo na plataforma do aluno para que o sistema identifique a entrega.
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- CONCLUSÃO
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A conclusão deve sintetizar de maneira crítica o que foi apresentado na seção 3, Resultados, articulando de maneira consistente a problemática escolhida, os objetivos traçados e os impactos gerados através da ação extensionista realizada. O trabalho finalizado deve compreender, no mínimo 3 e, no máximo, 6 páginas, considerando apenas as páginas do corpo do texto.
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- LIÇÕES APRENDIDAS E PERSPECTIVAS PARA PROJETOS FUTUROS
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A Extensão Curricular possui princípio pedagógico e papel formativo e deve estabelecer mecanismos de integração entre o saber acadêmico e o saber popular, oportunizando a pluralidade de experiências e a geração de novos conhecimentos que contribuem para o processo de socialização do conhecimento acadêmico e para a construção de profissionais cidadãos. Dessa forma, na seção 5 é esperado um relato dos autores acerca das competências técnicas e socioemocionais praticadas durante a realização do projeto e a contribuição da referida ação extensionista para sua formação profissional. Demonstra-se também importante a apresentação das dificuldades vivenciadas na realização do projeto e as soluções encontradas para superá-las.
Em função da experiência adquirida é oportuno que os autores registrem ideias e/ou complementações ao projeto executado para que outros grupos possam dar continuidade ao trabalho, fortalecendo, assim, as propostas de extensão curricular da Unisanta.
Por último, encontra-se no Apêndice 2 um modelo sugerido para a declaração de recebimento da ação extensionista que deve ser preenchida e assinada pelo favorecido responsável.
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- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação. Rio de Janeiro, 2018.
APÊNDICE 1 – LISTA DE COAUTORES DO PROJETO
1. | ALUNO: | |
RA: | CURSO: |
2. | ALUNO: | |
RA: | CURSO: |
3. | ALUNO: | |
RA: | CURSO: |
4. | ALUNO: | |
RA: | CURSO: |
5. | ALUNO: | |
RA: | CURSO: |
6. | ALUNO: | |
RA: | CURSO: |
7. | ALUNO: | |
RA: | CURSO: |
8. | ALUNO: | |
RA: | CURSO: |
9. | ALUNO: | |
RA: | CURSO: |
10. | ALUNO: | |
RA: | CURSO: |
(se necessário mais coautores, reproduzir essa página)
APÊNDICE 2 – DECLARAÇÃO DE RECEBIMENTO DA AÇÃO DE EXTENSÃO CURRICULAR (MODELO SUGERIDO).
(Imprimir essa declaração em papel em branco ou com timbre da empresa/ONG/Associação, quando pertinente)
DECLARAÇÃO DE RECEBIMENTO DA AÇÃO EXTENSIONISTA
Declaro para os devidos fins, a pedido da parte interessada, que <NOME DOS ESTUDANTES OU NOME DO REPRESENTANTE (para grupos com mais de 5 alunos)>, aluno(s) do(s) Curso(s) <NOME DO(S) CURSO(S)>, da Universidade Santa Cecília, realizou(aram) ação extensionista denominada <NOME DO PROJETO> no(a) <LOCAL DE EXECUÇÃO DA ATIVIDADE>, na data ou período de <DIA OU DATA DE INÍCIO E TÉRMINO>, cumprindo com êxito a atividade proposta.
<ASSINATURA DO BENEFICIÁRIO RESPONSÁVEL>
<NOME >, <CPF/CNPJ>
<FUNÇÃO >