Infelizmente, é frequente nas salas de aula acontecer vários conflitos, geradores de brigas, desavenças, inimizades e agressões verbais ou físicas. Acontece porque reconhecemos que estamos falando de um espaço onde convivem muitos indivíduos e cada um com suas particularidades, crenças e gostos. É na sala de aula que se produz esses encontros, da mesma forma que acontece em empresas, escritórios, entre uma mesma categoria profissional e dentro de casa. Sem entrar no mérito da razão de um lado, da culpabilidade do outro. Sem querer discutir se os conflitos são influenciados pela cultura extramuros ou se os conflitos oriundos das salas de aulas são estopim para as desavenças futuras na sociedade. Precisamos, como cidadãos, reconhecer que nossa fragilidade está realmente aí: nas relações humanas. São essas questões que entravam projetos, que destroem sonhos, que emperram trabalhos, trazendo prejuízo a todos os envolvidos.
Fonte: portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/conflitos-em-sala-de-aula/19936. Acesso em: 20 jun. 2024.
Considerando o exposto, imagine-se professor(a) de uma turma do 1º ano do Ensino Médio e ao entrar em sala de aula, se depara com uma briga entre duas estudantes e percebe que ali instaurou-se uma rivalidade dividindo a turma em dois grupos. Sendo professor(a) da turma, como intervir de maneira assertiva amenizando e quem sabe resolvendo o problema?
Orientações:
– Seu texto deverá conter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.
– Elabore, de forma dissertativa argumentativa, seu posicionamento frente ao problema identificado. Utilize-se de ao menos uma citação direta (de até 3 linhas) para defender seu posicionamento, referenciando ao final do texto corretamente conforme as normas da ABNT.
– Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
– Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
Bom estudo!