Já o inbound marketing pode ser definido como: “Inbound Marketing é um conjunto de técnicas que envolve a criação e o compartilhamento de materiais específicos para um determinado público que será impactado de acordo o que busca na Internet.”
Fonte: https://br.hubspot.com/blog/marketing/o-que-e-inbound-marketing.
Deste modo, imagine que você é um profissional de marketing e foi chamado para desenvolver uma estratégia mercadológica para uma rede de livrarias que atua na região nordeste do Brasil. Essa rede possui pelo menos uma loja em cada uma das capitais da região, além dos canais digitais, aplicativo, e-commerce, WhatsApp e Instagram. Deste modo, você deverá propor o seguinte:
1) Contextualize sobre o mercado de livraria utilizando dados e informações de sites e portais sobre marketing e mercado.
2) Crie uma persona para a qual as estratégias mercadológicas serão desenvolvidas.
3) Com base na imagem a seguir, crie uma ação de inbound marketing para cada etapa do funil de vendas.
Fonte: https://www.onflag.com.br/servicos/inbound-marketing/attachment/funil-de-vendas-inbound-marketing-vertical-2. Acesso em: 5 fev. 2024.
4) A partir da estratégia de inbound criada, descreva a jornada de compra na livraria, detalhando cada uma das etapas. Não esqueça que para uma estratégia omnicanal, você deverá utilizar canais físicos e digitais.
Orientações:
– Para realizar essa atividade, você deverá baixar o arquivo “Formulário Padrão Mapa”, disponível no Material da Disciplina.
– Ao mencionar partes de textos, sejam elas retiradas do livro didático ou da Internet, lembre-se de indicar as devidas referências ao final da atividade.
Boa atividade!