Lembrando da nossa situação hipotética:
Em sua jornada acadêmica, você, estudante de Teologia, recebe a tarefa de elaborar um plano de aula para uma oficina de estudo bíblico on-line. Escolheram você para ensinar a Teologia do Profetismo Pré-exílico. A duração da aula deve ter entre 15 e 20 minutos. Com sua paixão pela história bíblica e sua determinação por transmitir conhecimento de forma eficaz, você mergulha na missão de criar uma aula envolvente e informativa para seus colegas.
Seu plano de aula deve conter:
TEMA | Máximo duas frases interconectadas. |
OBJETIVOS | Em estrutura de tópicos. |
CONTEÚDO | Dois a três parágrafos sintetizando cada objetivo. |
DURAÇÃO | Tempo proposto, considere o enunciado. |
RECURSOS DIDÁTICOS | Quais textos, ferramentas e recursos serão utilizados? |
METODOLOGIA | Considere o formato da aula: será remota ou presencial? Ver contexto. |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | Escrever conforme os padrões da norma ABNT 6023 (2024). |
Definição e explicação de cada item:
Tema: o tema é o foco central da aula, que, neste caso, é a Teologia do Profetismo Pré-exílico. Ele orienta o desenvolvimento do plano de aula e define os objetivos a serem alcançados.
Objetivos: os objetivos estabelecem as metas específicas que os alunos devem alcançar ao final da aula, como compreender o contexto histórico e as mensagens dos profetas pré-exílicos e aplicar esses ensinamentos à vida contemporânea. Utilizar verbos no infinitivo.
Conteúdo: o conteúdo é o material e os conceitos que serão abordados durante a aula, incluindo introdução, identificação dos profetas, análise das mensagens e críticas e aplicação prática.
Duração: a duração indica o tempo estimado para a realização da aula, garantindo que todos os tópicos sejam abordados de forma adequada.
Recursos didáticos: os recursos didáticos são os materiais e as ferramentas utilizadas para facilitar o processo de aprendizagem, como textos bíblicos, slides, quadro ou flipchart e ferramentas de videoconferência.
Metodologia: a metodologia descreve a abordagem pedagógica utilizada na condução da aula, incluindo exposição dialogada, trabalho em grupos, discussões e atividades práticas.
Referências bibliográficas: as referências bibliográficas fornecem suporte teórico ao conteúdo da aula, indicando fontes confiáveis para aprofundamento do tema pelos alunos.
ATENÇÃO, ESTUDANTE! UTILIZE O MESMO CONTEÚDO PRODUZIDO NA ATIVIDADE 1.