MAPA – EESP – TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA – 54_2024
A maioria dos autores que defendem a integração defende também a ideia de se propiciar um atendimento diferenciado – ao nível pessoal, didático ou metodológico – às crianças de Educação Especial. No entanto, quando se cria tais serviços, organizando recursos pedagógicos e didáticos especializados, a escola regular está sendo contraditória com relação aos seus princípios, pois já está tratando de forma diferente aqueles que ela recebeu como iguais. Percebemos, desse modo, que existe uma ambiguidade provocada pelo desejo de integrar quem é diferente e a noção de necessidades específicas.
Fonte: BORGES, M. C.; ORNELLAS, H.; PEREIRA, S.; AQUINO, O. F. Inclusão versus integração: a problemática das políticas e da formação docente. Revista Iberoamericana de Educación / Revista Ibero-americana de Educação, [s. l.], n. 59/3, 2012.
Para Mantoan (2009, p. 6), é importante que, ao nos depararmos com os conceitos de integração e de inclusão, saibamos distingui-los:
“Os vocábulos – integração e inclusão – conquanto possam ter significados semelhantes, são empregados para expressar situações de inserção diferentes e se fundamentam em posicionamentos teórico-metodológicos divergentes […]. Na integração escolar, o aluno tem acesso às escolas por meio de um leque de possibilidades educacionais, que vai da inserção às salas de aula do ensino regular ao ensino em escolas especiais […]. As escolas inclusivas propõem um modo de organização do sistema educacional que considera as necessidades de todos os alunos e que é estruturado em função dessas necessidades. A inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional, pois não se limita aos alunos com deficiência e aos que apresentam dificuldades de aprender, mas a todos os demais, para que obtenham sucesso na corrente educativa geral […]. Na perspectiva inclusiva, as escolas atendem às diferenças, sem discriminar, sem trabalhar à parte com alguns alunos, sem estabelecer regras específicas para planejar, para aprender, para avaliar” (Mantoan, 2009, p. 6-7).
Mantoan, M. T. E. O Direito à Diferença, na Igualdade de Direitos. Bengala Legal, [s. l.], p. 1-14, 2009.
Com base nos excertos apresentados, a respeito de integração e inclusão, e nas concepções abordadas no Tema 2 do livro didático, reflita e apresente em forma de texto, justificando a sua resposta.
* Duas diferenças entre integração e inclusão escolar que você considere importantes compreender para atuar com PcD.
* Levando em consideração as duas diferenças selecionadas por você, proponha, enquanto futuro profissional da educação, uma estratégia com a proposta de ressignificar o conceito de integração na escola, e outra para que a inclusão seja efetivada, justificando a sua resposta.
Sua resposta completa precisa ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.
Orientações para elaboração:
– Acesse a Sala do Café e confira o vídeo com orientações de como realizar o MAPA.
– Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO (localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA, em seu Studeo), realize a atividade nesse arquivo e, em seguida, efetue o envio.
– Elabore, de forma dissertativa-argumentativa, seu posicionamento frente às questões.
– Leia novamente o que escreveu, e realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
– O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto se certifique de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.
– Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no fórum tira-dúvidas do MAPA.
Bons estudos!