Como artista e futuro(a) professor(a) de arte, o trabalho com a arte e a criatividade deve ser algo rotineiro. Essa necessidade caracteriza parte de um campo que sempre teve de (re)inventar-se, mas também como uma preocupação com uma poética pedagógica contemporânea e com as metodologias de ensino atuais.
Você já parou para refletir sobre suas condutas criadoras e criativas, sejam elas em contexto educacional ou artístico? Se ainda não, este é o momento!
Entre as temáticas abordadas durante o Fórum Econômico de Davos de 2018, por exemplo, a criatividade foi indicada como uma das três principais habilidades necessárias para o profissional do futuro, ao lado da capacidade de resolver problemas complexos e do pensamento crítico.
Nesse sentido, a criatividade deve ser valorizada e incentivada durante as práticas de ensino, contudo, deve-se tomar cuidado em conceituar ou compreender este termo. A criatividade não é um dom, não existem pessoas que nascem mais capazes de serem criativas ou sensíveis à arte. A criatividade é uma capacidade humana ligada ao desenvolvimento de um tipo específico de raciocínio que opera não por subtração, oposição ou simplificação, mas pela justaposição, bricolagem, diversificação.
Uma das formas mais eficientes de desenvolver esse tipo de raciocínio em sala de aula é fomentar o contato com situações-problema ou conflitos cognitivos, de modo que a habilidade de ser criativo conecta-se diretamente com as habilidades de resolução de problemas complexos e de pensamento crítico.
O desafio da atividade MAPA da disciplina de Metodologia do Ensino de Artes Visuais é, justamente, proporcionar a prática, reflexão, pesquisa e experimentação considerando sua inserção profissional como professor e artista e a necessidade de desenvolvermos uma educação criativa.
Para tanto, você será convidado a exercitar sua criatividade e sua autonomia docente, desenvolvendo um livro didático sobre a vida e obra de um(a) artista contemporâneo(a) para ser trabalhado com crianças entre 6 e 10 anos de idade.
Antes de iniciar, que tal se inspirar no trabalho desenvolvido por Maria Eduarda de Oliveira, supervisionada pelo professor Lucas Benatti, que desenvolveu um recurso didático sobre a artista Larissa de Souza. Assim como você, Maria Eduarda tinha o desafio de desenvolver um objeto de aprendizagem criativo!
Vejamos como o seu objeto de aprendizagem para o ensino de arte deve ser construído:
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Primeiro passo: selecionar um(a) artista contemporâneo(a) e realizar uma pesquisa sobre sua vida e obra. Ao realizar a pesquisa, busque salvar imagens do(a) artista e suas obras, além de considerar a escrita do texto trazendo uma síntese dos principais acontecimentos.
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O seu livro deve possuir entre 5 a 10 páginas, incluindo capa.
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Você também pode ilustrar, trabalhar com colagens digitais, montagens ou edições a partir da estética e das obras do(a) artista selecionado(a).
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Além de apresentar a vida e a obra de um(a) artista, este livro deve possuir 3 propostas de atividades criativas, considerando o público de crianças de 6 a 10 anos de idade.
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Procure adequar as propostas de atividades criativas à faixa etária e às possibilidades reais de criação com/para crianças. Do mesmo modo, a linguagem utilizada deve ser preferencialmente lúdica, podendo ser desenvolvida de forma poética.
Para edição, ilustração e diagramação do seu livro, você pode utilizar ferramentas gratuitas e online como Canva, ou algum outro editor da sua preferência, como o próprio PowerPoint.
Para encaminhar a sua resposta, utilize o formulário padrão para responder à Atividade MAPA de Metodologia do Ensino de Artes Visuais, disponível no material da disciplina.
Salve seu trabalho final em arquivo PDF. Certifique-se de anexar o arquivo correto antes de finalizar e, então, clique em “Finalizar Questionário”.