MAPA – BEDU – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – 52_2024
A antropometria compreende ao estudo das características mensuráveis do corpo humano, sendo assim, ela mede e avalia as características da forma e da composição do corpo dos seres humanos. No cenário da educação física podemos fazer uso da antropometria para o desenvolvimento e acompanhamento de programas de exercícios físicos. Nesse contexto, frequentemente, avaliamos: a massa corporal, a estatura, os comprimentos e perímetros dos segmentos, bem como, as dobras cutâneas e a densidade corporal.
BRANCO, B. H. M.; MATSUO, A. R.; FOLLMER, B. Medidas e Avaliação em Educação Física. Maringá: Unicesumar, 2019.
Uma vez que a antropometria é uma ferramenta importante para o desenvolvimento e acompanhamento de programas de exercícios físicos, nesta atividade MAPA, suponha que você foi convidado(a) a estagiar em uma academia e uma das primeiras atividades foi acompanhar seu professor supervisor em duas avaliações físicas.
Para auxiliar o professor, ele lhe entregou um arquivo, contendo 3 tarefas, com alguns registros dessas avaliações para que sejam feitas as devidas análises, bem como, algumas perguntas para ele testar seus conhecimentos. Estas tarefas estão descritas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
Sendo assim, siga as orientações abaixo.
Orientações para a realização da atividade
– Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, que se encontra no Material da Disciplina;
– Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;
– Siga todas as orientações contidas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA;
– Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.
– Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF).
Orientações gerais
– Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
– Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.
– Cópias parcial ou total serão zeradas.
– Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.
*Todas as informações abaixo estão descritas e organizadas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
FICHAS DE AVALIAÇÃO
# Ficha de avaliação 1
Data da avaliação: 29/04/2024
Avaliado(a): Thais
Sexo: feminino
Data de nascimento: 11/03/1997
Massa Corporal: 78kg
Estatura: 1,62m
Circunferência da Cintura: 97cm
Dobras cutâneas | |||
1° medida | 2° medida | 3° medida | |
Dobra cutânea do Peitoral: | 15,6 mm | 15,9 mm | 15,8 mm |
Dobra cutânea do Abdômen: | 31,8 mm | 33,1 mm | 32,6 mm |
Dobra cutânea do Tríceps: | 27,9 mm | 29,8 mm | 28,5 mm |
Dobra cutânea da Coxa: | 27,1 mm | 27,8 mm | 27,6 mm |
Dobra cutânea da Suprailíaca: | 29,9 mm | 31,7 mm | 30,3 mm |
Dobra cutânea da Axilar média: | 19,3 mm | 20,5 mm | 19,7 mm |
Dobra cutânea da Subescapular: | 28,6 mm | 30,9 mm | 29,6 mm |
# Ficha de avaliação 2
Data da avaliação: 29/04/2024
Avaliado(a): Bernardo
Sexo: masculino
Data de nascimento: 15/09/1987
Massa Corporal: 78kg
Estatura: 1,79m
Circunferência da Cintura: 87cm
Dobras cutâneas | |||
1° medida | 2° medida | 3° medida | |
Dobra cutânea do Peitoral: | 5,1 mm | 5,2 mm | 4,9 mm |
Dobra cutânea do Abdômen: | 16,2 mm | 16,9 mm | 16,0 mm |
Dobra cutânea do Tríceps: | 9,6 mm | 9,9 mm | 9,2 mm |
Dobra cutânea da Coxa: | 18,3 mm | 18,7 mm | 18,1 mm |
Dobra cutânea da Suprailíaca: | 14,3 mm | 14,9 mm | 13,9 mm |
Dobra cutânea da Axilar média: | 9,1 mm | 9,4 mm | 9,3 mm |
Dobra cutânea da Subescapular: | 15,3 mm | 15,9 mm | 15,5 mm |
ATIVIDADE 1 – PROTOCOLO E PROCEDIMENTO DE COLETA DAS MEDIDAS
Quando vamos aplicar um teste devemos verificar, primeiramente, para qual população ele foi desenvolvido, e na sequência, respeitar e seguir as orientações dos protocolos, para que as medidas/resultados, forneçam informações confiáveis.
Nesse contexto, responda as questões que seguem abaixo.
1) Segundo o material da disciplina, quais as orientações para realizar a medida da massa corporal?
2) De acordo com o material da disciplina, quais as orientações para realizar a medida da estatura?
3) Conforme consta no material da disciplina, quais são as duas formas de se realizar a medida da circunferência da cintura?
4) A figura 1, logo abaixo, ilustra a localização de alguns dos pontos anatômicos para a mensuração das dobras cutâneas.
Figura 1 – Pontos anatômicos para a mensuração das dobras cutâneas.
Fonte: o Professor.
Considerando essa figura, de acordo com a identificação da localização, preencha o quadro a seguir com o nome da dobra cutânea.
Identificação da localização | Nome da dobra cutânea |
1 | |
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3 | |
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6 | |
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5) De acordo com o material da disciplina, para a correta obtenção da medida das dobras cutâneas, é necessário seguir algumas normas. De acordo com o material, quais são essas normas?
ATIVIDADE 2 – ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CORPORAL
Considerando as informações das fichas de avaliação, nessa Atividade 2 você irá estimar o percentual de gordura corporal, a massa gorda e a massa isenta de gordura da Thais e do Bernardo. Atenção, para realizar essas estimativas, você deverá consultar o livro da disciplina.
Para responder essa atividade, preencha os campos abaixo com as informações solicitadas.
1) Cálculo completo e o resultado da densidade corporal da Thais. Utilize a fórmula de sete dobras de Jackson, Pollock e Ward (1980).
2) Cálculo completo e o resultado do percentual de gordura corporal da Thais. Utilize a fórmula de Siri (1961).
3) Cálculo completo e o resultado da massa gorda e massa isenta de gordura da Thais.
4) Cálculo completo e o resultado da densidade corporal do Bernardo. Utilize a fórmula de sete dobras de Jackson, Pollock e Ward (1980).
5) Cálculo completo e o resultado do percentual de gordura corporal do Bernardo. Utilize a fórmula de Siri (1961).
6) Cálculo completo e o resultado da massa gorda e massa isenta de gordura do Bernardo.
ATIVIDADE 3 – ANÁLISE DA AVALIAÇÃO
A partir das informações das fichas de avaliação, nessa Atividade 3, você irá fazer algumas análises e inferências relacionadas a aspectos da saúde da Thais e do Bernardo.
Para responder essa atividade, preencha os campos abaixo com as informações solicitadas.
1) Resultado e diagnóstico do IMC da Thais.
2) Considere a medida da circunferência de cintura da Thais. De acordo com as informações do livro da disciplina, ela está exposta a maiores riscos à saúde? Por quê?
3) Considere o percentual de gordura corporal da Thais. De acordo a proposta de Heyward e Stolarczyk (2000), apresentada no livro da disciplina, como está classificado o percentual de gordura dela?
4) Resultado e diagnóstico do IMC do Bernardo.
5) Considere a medida da circunferência de cintura do Bernardo. De acordo com as informações do livro da disciplina, ele está exposto a maiores riscos à saúde? Por quê?
6) Considere o percentual de gordura corporal do Bernardo. De acordo a proposta de Lohman, Houtkooper e Going (1997), apresentada no livro da disciplina, como está classificado o percentual de gordura dele?