MAPA – EESP – TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA – 53_2024
O saber como o surdo gostaria de aprender pode mudar toda a dinâmica que o professor terá no uso de suas metodologias, por isso devemos compreender as particularidades de cada aluno mesmo que nesse contexto é nítido algumas diferenças (surdos e ouvintes) porque relacionamos o conceito de língua, cultura e comunidade. A forma de o surdo entender o seu mundo também é diferenciado, sobre isso, FENEIS (2016) diz:
A LIBRAS, como toda língua de sinais, é uma língua de modalidade gestualvisual porque utiliza, como canal ou meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão; portanto, diferencia-se da Língua Portuguesa, que é uma língua de modalidade oral auditiva, por utilizar esses recursos como canais ou meios de comunicação, onde os sons são percebidos pelos ouvidos. Mas, as diferenças não estão somente na utilização de canais diferentes, estão também nas estruturas gramaticais de cada língua.
FENEIS – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.
Disponível em: www.feneis.com.br. Acesso em: 18 de maio de 2024
Com o advento do bilinguismo, entendemos ser a Língua Brasileira de Sinais o único método capaz de propiciar um real educação do aluno surdo em sala de aula. A partir disso, pense na situação hipotética: na entrada dos alunos do segundo ano do fundamental, os alunos ficam encantados ao ver a sala de aula toda decorada para recebê-los. Dentre essa recepção, os alunos notaram alguns métodos expostos nas paredes da sala. Acima da lousa, há um quadro com os 4 exemplos de letras para cada uma do alfabeto, como o exemplo abaixo.
Disponível em: https://www.espacoeducar.net/2019/01/cartazes-varal-alfabeto-quatro-4-tipos.html#google_vignette. Acesso em 18/05/2024.
Após os primeiros questionamentos sobre os formatos desconhecidos de letras ao professor, uma breve explanação entre o que conhecemos como linguagem e língua é feito, e um novo desafio foi visualizado pelo professor. Dentre os questionamentos sobre linguagem e língua, Ana, uma de suas alunas, indaga a você, professor, porque ao lado direito da sala tem um menino (Júlio) que fica usando as mãos e fazendo gestos para um outro professor que está em pé em frente a ele.
Para eliminação nas barreiras atitudinais, você, como professor, deve deixar claro para os demais alunos que Júlio é um aluno surdo e necessita de um intérprete de Libras durante as aulas e para que todas compreendam essa dinâmica você deverá:
Explanar sobre o conceito de linguagem x língua de sinais.
Apresentar a importância de um intérprete de Libras durante as aulas.
Apresentar algo dinâmico que exponha conceitos iniciais sobre a língua.
Para que isso ocorra de maneira coerente, siga as orientações abaixo no que tange aos dois momentos de produção dessa atividade MAPA.
1° Momento: Você, acadêmico, com o auxílio do formulário padrão anexado ao ambiente da sua disciplina, fará um texto dissertativo de no máximo 20 linhas que apresente as diferenças entre linguagem e língua, focando especificamente a formação da língua de sinais, junto a isso explique o porquê da presença de um intérprete de Libras na sala de aula e sua função. Para elaboração do texto, você pode poderá usar o material didático na Unidade 5, mas também pode procurar em fontes confiáveis, como artigos, revistas, jornais etc. Assim, é necessário fundamentar teoricamente sua resposta, inserindo as citações e referências de acordo com as normas da ABNT.
2° Momento: Usar de maneira lúdica uma representação de três letras do alfabeto, que apresente as 4 variações que temos na escrita dessas letras (como mostrado acima) e junto a essas quatro variações anexe o quadro com a LETRA em formato de sinais.
Obs: São 3 letras escolhidas por você acadêmico, com as 4 variações de forma escrita e o sinal em libras de cada uma dessas três letras em foto. Sendo assim, para este momento, é necessário inserir uma foto do quadro pronto e uma foto sua executando a atividade.
Lembre-se: o desenvolvimento de competências e habilidades no aspecto análise, resolução de problemas e tomada de decisão é imprescindível para a construção da identidade profissional do professor.
ATENÇÃO:
* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO – localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA, em seu Studeo –, realize a atividade neste arquivo e, em seguida, faça o
envio.
* O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto certifique-se de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.
* Formatação: letra Times New Roman ou Arial, tamanho de letra 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e demais normas da ABNT.
* Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração das respostas, portanto atente-se à necessidade de apresentar as referências utilizadas.
* Acesse a Sala do Café, pois nela foram disponibilizadas informações detalhadas para realização desta atividade, dentre elas um vídeo do professor com orientações de como realizar o MAPA.
* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no Fórum MOMENTO TIRA-DÚVIDAS DO MAPA