Fonte: BORGES, M. C.; ORNELLAS, H.; PEREIRA, S.; AQUINO, O. F. Inclusão versus integração: a problemática das políticas e da formação docente. Revista Iberoamericana de Educación / Revista Ibero-americana de Educação, [s. l.], n. 59/3, 2012.
“Os vocábulos – integração e inclusão – conquanto possam ter significados semelhantes, são empregados para expressar situações de inserção diferentes e se fundamentam em posicionamentos teórico-metodológicos divergentes […]. Na integração escolar, o aluno tem acesso às escolas por meio de um leque de possibilidades educacionais, que vai da inserção às salas de aula do ensino regular ao ensino em escolas especiais […]. As escolas inclusivas propõem um modo de organização do sistema educacional que considera as necessidades de todos os alunos e que é estruturado em função dessas necessidades. A inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional, pois não se limita aos alunos com deficiência e aos que apresentam dificuldades de aprender, mas a todos os demais, para que obtenham sucesso na corrente educativa geral […]. Na perspectiva inclusiva, as escolas atendem às diferenças, sem discriminar, sem trabalhar à parte com alguns alunos, sem estabelecer regras específicas para planejar, para aprender, para avaliar” (Mantoan, 2009, p. 6-7).
Mantoan, M. T. E. O Direito à Diferença, na Igualdade de Direitos. Bengala Legal, [s. l.], p. 1-14, 2009.
* Duas diferenças entre integração e inclusão escolar que você considere importantes compreender para atuar com PcD.
* Levando em consideração as duas diferenças selecionadas por você, proponha, enquanto futuro profissional da educação, uma estratégia com a proposta de ressignificar o conceito de integração na escola, e outra para que a inclusão seja efetivada, justificando a sua resposta.
Sua resposta completa precisa ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.
Orientações para elaboração:
– Acesse a Sala do Café e confira o vídeo com orientações de como realizar o MAPA.
– Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO (localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA, em seu Studeo), realize a atividade nesse arquivo e, em seguida, efetue o envio.
– Elabore, de forma dissertativa-argumentativa, seu posicionamento frente às questões.
– Leia novamente o que escreveu, e realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
– O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto se certifique de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.
– Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no fórum tira-dúvidas do MAPA.
Bons estudos!