MAPA – GCOM – NEGÓCIOS DIGITAIS – 52_2024
Olá, estudante!
Chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Negócios Digitais. Agora, é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria. Vamos lá?
CARACTERÍSTICAS DOS MODELOS DE NEGÓCIOS DIGITAIS
Os modelos de negócio digitais diferem significativamente dos modelos tradicionais e das ofertas digitais. Caracterizam-se por determinadas características que os tornam únicos e definem o seu funcionamento na era digital, como pode ser observado a seguir:
Criação de valor através de tecnologias digitais: O valor central de um modelo de negócio digital baseia-se na utilização de tecnologias digitais. Empresas como a Amazon ou a Google são impensáveis sem a Internet. As suas ofertas, embora por vezes incluam serviços físicos ou adicionais, baseiam-se principalmente em plataformas e ferramentas digitais.
Carácter inovador: Os modelos de negócio digitais trazem frequentemente soluções inovadoras ao mercado que perturbam as ofertas tradicionais. Por exemplo, a intermediação de transportes através de aplicações como a Uber revolucionou o serviço de táxis tradicional ao fornecer uma solução totalmente digital para as necessidades de transporte.
Aquisição e distribuição digital de clientes: Os serviços e produtos são acedidos principalmente através de canais digitais. Os modelos de negócio digitais utilizam, muitas vezes, exclusivamente esses canais para o marketing, as vendas e o serviço ao cliente, especialmente em modelos concebidos para um rápido crescimento do número de clientes.
Proposta de venda única digital (USP): O valor que os clientes veem nos serviços e ofertas digitais e pelo qual estão dispostos a pagar é um indicador de um modelo de negócio digital. O benefício para o cliente é gerado e rentabilizado digitalmente.
Alcance global sem fronteiras: Os produtos e serviços digitais praticamente não conhecem fronteiras. Este alcance global permite que os modelos de negócio digitais se expandam sem esforço para os mercados internacionais. Embora a localização seja importante para uma melhor experiência do utilizador, muitos modelos digitais eliminam mesmo a necessidade de localização.
Escalabilidade: Uma caraterística fundamental dos modelos de negócio digitais é a sua enorme escalabilidade. Os bens digitais podem ser copiados ou utilizados quase ilimitadamente, o que os distingue dos modelos de negócio tradicionais. Esta escalabilidade permite um crescimento rápido e uma penetração eficiente no mercado.
Fonte: TALIN, B. 11 Modelos de Negócios Digitais que deve conhecer, incluindo exemplos. MoreThanDigital. 28 mar. 2024.Disponível em: https://morethandigital.info/pt-pt/11…. Acesso em 03 abr. 2024.
Podemos compreender o funcionamento de empresas digitais como sistemas, com as características mencionadas anteriormente. Na Unidade 1 de seu material de estudos, você encontrará uma descrição das atividades básicas dos sistemas de informação. Com base nesses materiais, você pode analisar a dinâmica de operação de um negócio digital como um sistema. Com isso, reflita sobre como um negócio digital opera como um sistema, respondendo as seguintes questões:
1) Levando em consideração as informações do livro da disciplina, cite quais são as atividades básicas dos Sistemas de Informação, segundo O’brien.
2) Após citar cada etapa, descreva duas dessas atividades básicas dos Sistemas de Informação.