MAPA – JOR – JORNALISMO PARA PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS – 51/2024
Olá, estudante! Chegou a hora de colocar os conhecimentos em prática. Vamos para o nosso MAPA? Primeiro, leia o trecho a seguir:
“Os telejornais com exibição noturna são os programas com maior concentração de informações “duras” — isto é, o factual. Seu espelho vai refletir essa característica. Algumas questões guiam a criação do espelho de um telejornal noturno, por exemplo: “[…] o que aconteceu durante o dia? O que vai estar nas manchetes dos jornais amanhã?”. Nesse sentido, os blocos que vão compor a organização do espelho precisarão seguir a lógica do mais “quente” para o mais “frio”, isto é, do mais factual para o menos factual. No telejornalismo, o conteúdo de um telejornal é debatido e decidido em reunião com profissionais com múltiplas atribuições. Em uma edição noturna, por exemplo, as reuniões são realizadas pela manhã, com a presença do editor-chefe, dos produtores locais e das equipes locais e de outras filiais (geralmente, por telefone). Ao final dessa reunião, o primeiro espelho do telejornal noturno toma forma — é o rascunho contendo as pautas principais até ali sugestionadas. O espelho do telejornal está sempre sujeito a alterações, seja pela necessidade de ganhar tempo no programa ou para noticiar um novo acontecimento.”
MELO, C. O. Bastidores do telejornal. In: MELO, C. O.; MOREIRA, N. M. L. M.; MORESCO, M. C. (org.). Diferentes formas de informar no telejornalismo. Porto Alegre: SAGAH, 2020. p. 47-48
O trecho acima descreve como é o planejamento de um telejornal noturno. Este programa, em geral, é o jornal mais importante da grade de uma emissora e leva ao público as notícias mais importantes que aconteceram em um dia.
Vamos imaginar, agora, uma emissora de televisão local, que produz um telejornal noturno de cerca de 15 minutos com as principais notícias do dia de uma cidade.
Neste dia em questão, os pauteiros, em conjunto com o editor-chefe, decidiram que os principais assuntos que entrarão no jornal serão:
– A alta recorde nos índices de inflação dos alimentos, que apresentaram o maior crescimento dos últimos anos;
– O início da greve dos funcionários do transporte público da cidade;
– A aprovação de um projeto de lei municipal sobre a proibição de fogos de artifício com barulho;
Você, como futuro profissional de jornalismo audiovisual, considerando as etapas de planejamento, execução e edição jornalísticas, escolha um dos assuntos acima e desenvolva as tarefas abaixo:
- a) Caso a matéria escolhida seja a principal a entrar no telejornal, você, como produtor, tomaria quais decisões para planejar esta matéria para um repórter? Aponte entrevistas possíveis, marcações que teriam que ser feitas e lugares que a equipe deveria ir.
- b) Você sendo o repórter que iria fazer esta matéria, detalhe qual abordagem seria interessante de ser feita e quais pontos que você teria que estar atento ao ir a campo para realizar o material planejado.
- c) Você sendo editor deste material, quais elementos colhidos pelo reporter você daria mais destaque e qual a duração de tempo você acha que seria adequado para este material?
Justifique suas escolhas.
ATENÇÃO, ALUNO:
– Assista ao vídeo de orientações para realização da atividade MAPA, disponível na Sala do Café.
– Realize a sua atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.
– Certifique-se sempre de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
– Não esqueça de utilizar as citações e referências de modo correto. Em Material da disciplina há um arquivo com normas para realização de citações e referências.
– Qualquer dúvida entre em contato com a mediação.
Bom trabalho a todas e todos!