MAPA – LET – LÍNGUA PORTUGUESA I – 53_2024
Ampare-se na seguinte situação fictícia para produzir a atividade proposta.
Você se inscreveu em um processo seletivo para a vaga de docente de Língua Portuguesa em uma escola de sua cidade. Após realizar a primeira etapa, com a prova teórica, deve passar pela segunda etapa, a avaliação prática, na qual ministrará uma aula supervisionada para uma turma do primeiro ano do ensino médio, cujo tema são os verbos. Para sua organização, você precisa preparar a aula fazendo análise prévia de um texto no qual essa classe de palavras – os verbos – colabore, de modo significativo, à construção de sentidos. Para tal planejamento, você escolheu a música “Diáspora”, do grupo Tribalistas.
Diáspora (Tribalistas)
Acalmou a tormenta
Pereceram
Os que a estes mares ontem se arriscaram
E vivem os que por um amor tremeram
E dos céus os destinos esperaram
Atravessamos o mar Egeu
O barco cheio de fariseus
Como os cubanos, sírios, ciganos
Como romanos sem Coliseu
Atravessamos pro outro lado
No Rio Vermelho do mar sagrado
Os Center shoppings superlotados
De retirantes refugiados
[…]
Onde está
Meu irmão
Sem Irmã
O meu filho sem pai
Minha mãe
Sem avó
Dando a mão pra ninguém
Sem lugar
Pra ficar
Os meninos sem paz
Onde estás
Meu senhor
Onde estás?
[…]
Disponível em. https://www.letras.mus.br/tribalistas/diaspora/. Acesso em: 16 maio 2024.
A partir dessa contexto, responda:
Na 1ª estrofe da letra da canção Diáspora, os autores recorrem, com exceção do verbo “acalmar”, a uma determinada pessoa do discurso. A partir da segunda estrofe, porém, prevalece outra pessoa do discurso. Explique, em resposta interpretativa de até 15 linhas, qual é o efeito de sentido construído por meio dessa troca.
Para construir seu texto de resposta, apresente obrigatoriamente:
1. Contextualização do texto analisado, destacando o título, temática, objetivo dos autores;
2. Explicação, breve, sobre a importância das escolhas linguísticas à construção de sentidos;
3. Descrição da sua análise, de acordo com o comando; e lembre-se de, ao longo da análise, destacar as pessoas do discurso usadas na letra para comprovar sua resposta por meio de trechos do texto.
Atenção às orientações obrigatórias:
– Utilize o formulário padrão para o envio do mapa. O arquivo encontra-se na pasta material da disciplina;
– Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de avisos e Mensagem;
– Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível na Sala do café;
– Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Esses, em caso de uso, estarão na pasta Material da disciplina;
– A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
*Em caso de dúvida, entre em contato com seu professor(a) mediador(a).
Bons estudos!