MAPA – LET – METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – 52_2024
“O ensino de Língua Portuguesa vê-se levado a promover novas práticas pedagógicas que contemplem os atuais letramentos demandados pelas práticas que renovam e inovam as relações sociais e instalam conflitos entre as gerações” (Rojo; Moura, 2012, p. 152).
Fonte: ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
Com base no excerto anterior sobre novas práticas pedagógicas, coloque-se no lugar de um professor de língua portuguesa do Ensino Fundamental dos Anos Finais (7º ano) e realize a atividade a seguir.
1° ETAPA
Para o contexto educacional mencionado anteriormente — você é professor de língua portuguesa do Ensino Fundamental dos Anos Finais (7º ano) —, crie um jogo em que o aluno montará alguns quebra-cabeças de gêneros textuais. Isto é, você terá que escolher três textos de gêneros textuais diferentes, no mínimo, cada um com a suas características, e criar um jogo de quebra-cabeças, em que você desmontará os gêneros textuais escolhidos em partes para que posteriormente o aluno leia e junte as partes adequadas na ordem correta.
Você poderá utilizar gêneros textuais autênticos (do mundo real/verdadeiros), desde que sejam devidamente referenciados. E você deverá registrar como o jogo ficou pronto com fotos (caso seja feito manualmente), prints de tela (caso seja feito em alguma ferramenta do computador).
2° ETAPA
Nesta etapa, você deve produzir um texto, que deve vir no template do MAPA em seguida da sua atividade da ETAPA 1. Esse texto será uma resposta argumentativa para a seguinte pergunta: qual é a importância de inserir gêneros digitais na escola para o processo de letramento? A resposta deve ter, no mínimo, 10 e, no máximo, 15 linhas.
Para ajudar na elaboração da sua resposta, você pode ler o material de apoio disponível no link: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20940.
Atenção às orientações obrigatórias:
– A sua atividade deve conter as duas etapas descritas anteriormente como resposta.
– No template do MAPA, coloque a resposta da 1ª etapa e, abaixo dela, coloque a resposta da 2ª etapa.
– Em Material da Disciplina, baixe o formulário-padrão/template e insira as fotos ou prints nítidos do seu jogo. Utilize o arquivo em Word para envio da sua atividade.
– Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo) por meio da Sala do café e do Fale com o Mediador.
– Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível na Sala do Café.
– A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
*Em caso de dúvida, entre em contato com seu professor mediador. Boa atividade!