MAPA – NUT – DIETOTERAPIA – 52_2024
CASO CLÍNICO – OBESIDADE
É possível um paciente ser obeso e apresentar carências nutricionais?
Assista à reportagem “Relação entre obesidade e desnutrição” produzida pelo Globo Repórter, com duração de 5 minutos. Observe o contexto dessa problematização.
Fonte: https://globoplay.globo.com/v/11537495/. Acesso em: 26 abr. 2024.
A transição nutricional ocorreu emaranhada às demais mudanças observadas na epidemiologia e em questões sociodemográficas. Anteriormente, o manejo de doenças infectocontagiosas e o enfrentamento da fome eram os antigos problemas de ordem primária. Considerando o atual padrão do estilo de vida ocidental, as doenças crônicas não transmissíveis e a obesidade tornaram-se mais prevalentes, exigindo novas estratégias de saúde pública para mudanças no panorama populacional. Apesar do aumento de peso observado, a desnutrição não deixou de existir. O novo cardápio do brasileiro, com ‘poucas frutas e hortaliças, muita carne engordurada e refrigerante todos os dias’, explica a coexistência de obesidade e carências nutricionais, onde há um excesso de calorias e deficiência de vitaminas e minerais. Por isso, o Ministério da Saúde do Brasil e outras Instituições Governamentais, como a Organização Mundial da Saúde, estão dedicadas a promover adequação de hábitos alimentares como um fator central na promoção da saúde (Brasil, 2014).
A desnutrição em pacientes obesos tem como causa central o consumo de alimentos hipercalóricos e de baixa densidade nutricional, ou seja, alimentos ricos em calorias, porém pobres em nutrientes. Sabemos que os ultraprocessados e fast foods fazem parte do padrão de alimentação da maioria dos brasileiros, substituindo preparações culinárias como arroz e feijão. Além de hipercalóricos, os alimentos ultraprocessados contêm alto teor de sódio, açúcar adicionado e gordura saturada, componentes que apresentam restrições de ingestão diária.
Responda:
Você é o nutricionista clínico da Paciente N.A.L, 29 anos, classificada com IMC 37 kg/m2 após aferir peso (89 kg) e altura (1,55 m). Em sua avaliação, você também realizou a medida da circunferência da cintura (CC), que é de 95 cm. A paciente trouxe seus exames laboratoriais recentemente realizados a pedido do Endocrinologista, apresentando os seguintes resultados:
Glicemia: 135 mg/dL
Triglicerídeos: 195 mg/dL
Colesterol total: 230 mg/dL
HDL: 35 mg/dL
A paciente se diz sedentária, trabalhando de casa pelo computador. Não faz nenhuma refeição acordar, mas, por volta das 10h relata consumir alguma bolacha recheada ou bolo de pacotinho, pois geralmente tem reuniões estressantes na parte da manhã e, por isso, fica ansiosa, com vontade de comer doce.
Geralmente, não tem tempo de cozinhar e, como mora sozinha, prefere comer comidas prontas industrializadas, como lasanha congelada e escondidinho de carne, no horário do almoço. Durante o período da tarde, normalmente belisca salgadinhos de pacote e à noite pede comida pronta pelo aplicativo (pizza e lanches com batata frita) e janta no sofá enquanto assiste televisão para desestressar. Costuma trocar a ingestão de água por refrigerante.
Ao perguntar sobre como a paciente tem se sentido, ela relatou que se sente cansada, com dificuldade de memória, com fezes endurecidas e dor ao evacuar, sem disposição para fazer atividades físicas e frustrada por não conseguir emagrecer, apesar de diversas tentativas passadas. Quando você a questionou sobre essa tentativa de emagrecimento, a paciente disse que fazia jejum e apenas 1 refeição ao dia, mas se sentia muito fraca.
Após avaliar cuidadosamente o caso, responda:
1) Qual a hipótese de diagnóstico nutricional da paciente considerando suas medidas antropométricas, seus exames bioquímicos, seus hábitos dietéticos e seus sintomas relatados?
2) Visando um emagrecimento saudável e sustentável, qual a meta de perda de peso você sugeriria para a paciente?
3) Considerando a Dietoterapia proposta pela ABESO e descrita na Unidade 4 do livro da disciplina, indique qual a conduta para o emagrecimento saudável (considere as características físicas e químicas; não precisa fazer o cardápio).
4) Ciente da importância da adesão do paciente no plano alimentar e de mudanças comportamentais sustentáveis, quais orientações você faria para a paciente em relação aos seus hábitos, preferências e escolhas alimentares?
5) Considerando seu papel de educação alimentar e nutricional, apresente um material orientativo para a paciente, o qual mostra a diferença entre densidade calórica e densidade nutricional (utilizar imagens para comparação – pode usar imagens da internet)
OBS: use o formulário Padrão MAPA, que está disponível em “Materiais da disciplina”. Orientações para anexar sua imagem: na barra de ferramentas superior deste arquivo, clique em: INSERIR> IMAGENS e procure onde sua imagem foi salva em seu computador e anexe a mesma neste formulário.