MAPA – PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS – 54_2024
Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina.
Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.
Nesse MAPA, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a nossa disciplina pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Portanto, para realizar a atividade MAPA, você precisa cumprir duas etapas, a saber:
(1) PRIMEIRA ETAPA:
Análise da Situação Problema
Um nova companhia aérea foi criada e junto dela a equipe de desenvolvimento está criando um sistema para gerenciar os voos e as vendas de passagens.
Você como novo membro da equipe pegará o projeto em andamento e precisa analisar o que já foi criado para o gerenciamento ao nível de back-end da aplicação, analise as classes já criadas.
CompanhiaAerea.java
Elaborado pelo autor.
Passagem.java
Elaborado pelo autor.
Voo.java
Elaborado pelo autor.
Uma primeira versão está para ser lançada, entretanto, a aplicação está apresentando alguns erros em determinadas funcionalidades, analise o erro:
– Item 1 – Problema relatado referente a reserva de assentos, o programa está aceitando reservar assentos a cima do limite do total de assentos do voo
– Item 2 – Problema ao cobrar a taxa de embarque, as taxas de embarque são cobradas por meio de valores fixos, porém está sendo cobrado 10% referente ao preço da passagem
– Item 3 – Problema ao verificar quantidade de assentos disponíveis, esta funcionalidade está retornando o valor errado
– Item 4 – Não há funcionalidade mostrando o Aeroporto de origem e o Aeroporto de destino em Voo.
(2) SEGUNDA ETAPA:
Realização da atividade
Como analista e desenvolvedor de software, você recebeu a missão de descrever a solução dos erros e problemas relatados.
Para o item 1, 2 e 3, descreva qual a solução para correção dos problemas relatados, indique a classe, a linha e que modificação no código é necessária descritivamente, NÃO envie o código corrigido.
Para o item 4, descreva qual classe poderá ser criada e que modificações nas classes existentes são necessárias para completar a nova funcionalidade solicitada.
IMPORTANTE:
- Acesse o link do vídeo que o professor da disciplina gravou com orientações para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: FÓRUM DA DISCIPLINA >> FÓRUM DE AULA AO VIVO ou na SALA DO CAFÉ da disciplina.
- Responda à atividade seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.
- A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
- Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
- Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor Mediador.