MAPA – PSICO – DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA – 52_2025
Nesta disciplina, Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógico Clínica, você explorou diversas abordagens de intervenção psicopedagógica, incluindo atividades e jogos voltados ao desenvolvimento das funções cognitivas e executivas. A experiência nos mostra que toda atividade aplicada ao sujeito-aprendiz deve ser previamente compreendida e testada pelo profissional que a conduz. Dessa forma, o Material de Avaliação Prática da Aprendizagem propõe uma imersão prática nos jogos cognitivos. Sua missão é construir e solucionar o Desafio das 4 Cores, exercitando habilidades essenciais para o raciocínio lógico, a tomada de decisão e a resolução de problemas a aplicação estratégica.
Para isso, siga atentamente os passos descritos a seguir:
1º) Preparação e confecção do material.
2º) Realização do desafio.
3º) Registro fotográfico da experiência.
4º) Elaboração do relato reflexivo.
5º) Entrega.
1º) Preparação e confecção do Material:
Você vai precisar de:
– Régua.
– Tesoura.
– Caneta permanente (ou canetão).
– 5 folhas de EVA (ou material similar) em cores diferentes. Sugerimos as seguintes combinações:
* 1 azul.
* 1 verde.
* 1 vermelha.
* 1 amarela.
* 1 folha de cor diferente das mencionadas acima.
Importante: As cores acima são apenas sugestões. Você pode escolher outras, desde que utilize cinco cores distintas.
Passo a passo para confeccionar o jogo:
Pegue a folha de EVA de cor diferente das demais e, com a caneta permanente, desenhe um quadrado de 30×30 cm. Esse quadrado será a base para acomodar as demais peças, delimitando o espaço de jogo (conforme a imagem ilustrativa).
Recorte as folhas coloridas para formar 18 peças, seguindo os tamanhos abaixo:
Cor 1:
2 peças de 15 x 5 cm
2 peças de 10 x 5 cm
3 peças de 5 x 5 cm
Cor 2:
2 peças de 15 x 5 cm
2 peças de 10 x 5 cm
Cor 3:
2 peças de 15 x 5 cm
1 peça de 5 x 5 cm
Cor 4:
2 peças de 10 x 5 cm
2 peças de 5 x 5 cm
Organize as peças sobre a base conforme indicado na ilustração para a montagem correta do jogo.
2º) Realização do desafio
Familiarização com o material:
No primeiro momento, o objetivo é se adaptar ao jogo. Disponha todas as peças sobre a base de 30×30 cm, organizando-as lado a lado até preencher completamente o espaço delimitado. Nesta fase, não há regras específicas — o foco é garantir que todas as peças juntas formam o quadrado, sem falhas ou ultrapassar os limites da base.
O desafio:
Após essa familiarização, retire todas as peças e aceite o desafio: recompor o quadrado utilizando as 18 peças, seguindo uma regra essencial:
Peças de mesma cor não podem se tocar — nem na vertical, nem na horizontal, nem na diagonal.
3º) Registro fotográfico da experiência:
Para complementar a atividade, capte duas fotos do processo:
Foto 1: Antes de iniciar o desafio, com as peças separadas.
Foto 2: Após a conclusão do desafio, com o quadrado montado corretamente.
4º) Elaboração do relato reflexivo:
Produza um texto entre 10 e 20 linhas, abordando os seguintes aspectos:
– Quais sentimentos e percepções surgiram durante a realização da atividade?
– Quais estratégias utilizou para solucionar o desafio?
– Como essa experiência contribuiu para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e estratégicas?
Importante: Ilustre seu texto com as fotos capturadas ao longo da atividade.
5º Entrega:
Utilize o formulário padrão e envie o seu arquivo.