MAPA – PSICO – METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – 53_2024
“No desenvolvimento da linguagem oral e escrita, é importante considerar a linguagem um meio de comunicação, expressão, representação, interpretação e modificação da realidade, além de ter um papel fundamental na formação da criança e nas diversas práticas sociais. O convívio com a linguagem oral e escrita deve ser compreendido como uma atividade da realidade, considerando que as crianças são ativas na construção de seu conhecimento” (Lotch, 2016, p. 46).
Desta forma, não podemos considerar que alfabetizar uma pessoa é somente fazer com que decodifique os códigos linguísticos, é necessário que o profissional da educação compreenda que ensinar a ler e escrever; é abrir as portas do conhecimento, proporcionando o desenvolvimento dos níveis conceituais linguísticos que permitem uma compreensão profunda e crítica do mundo letrado.
Fonte: LOTSCH, V. de O. Alfabetização e Letramento I. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
Como psicopedagogo você se deparará com crianças que apresentam dificuldade nas habilidades de leitura e escrita, desta forma, é fundamental que você conheça os níveis conceituais linguísticos para poder avaliar e conduzir o seu trabalho a partir de suas descobertas em relação ao nível da criança que está avaliando e assim poder realizar as intervenções necessárias. Para este MAPA (material prático avaliativo), imagine que recebeu uma criança para avaliar seu nível de leitura para saber se está dentro do que se espera para ela, seu maior desafio é verificar o nível conceitual que ela se encontra. Vamos lá?
PRIMEIRO PASSO:
– Encontre uma criança que tenha no mínimo 5 e no máximo 8 anos.
– Conte uma história infantil, peça para ela se lembrar de um passeio que fez, ou dê a ela uma história em quadrinhos, ou qualquer estratégia que a faça escrever um texto. Dê a ela uma folha e um lápis grafite. Caso a criança não esteja alfabetizada, seja o escriba dela, peça para ela relatar o que escreveu e escreva em letras CAIXA ALTA o relato da criança sobre sua escrita.
SEGUNDO PASSO:
1- Digitalize ou fotografe o texto da criança e insira no formulário MAPA (a imagem do texto deve ser reduzida a meia página e inserida neste espaço)
2- Logo abaixo responda aos questionamentos:
a- Idade da criança:
b- Em que ano escolar a criança está matriculada.
c- Descreva como foi a proposta para criança escrever sua produção textual (neste item você irá apresentar como você propôs a criança que elaborasse seu texto, por exemplo, conversamos sobre as brincadeiras preferidas e pedi que escrevesse um texto sobre isso, fiz a leitura prévia de um livro de história infantil, uma música, entre outros).
OBS: utilize até 5 linhas para o preenchimento deste item.
d- Análise do texto da criança e escreva em que nível conceitual linguístico ela se encontra.
OBS: utilize 1 linha para o preenchimento deste item.
e- E xplique, justifique os motivos que te levaram a considerar que a escrita dessa criança está nesse nível conceitual linguístico, de acordo com as características percebidas no texto).
OBS: utilize até 10 linhas para o preenchimento deste item.
f- Produza um texto de até 10 linhas relatando a importância do psicopedagogo conhecer o processo de construção da leitura e escrita para desenvolver um trabalho dessa forma junto a criança que avaliará como profissional.
OBS: utilize até 10 linhas para o preenchimento deste item.
ATENÇÂO: siga todos os passos descritos e assista ao vídeo de orientação que deixei gravado para você.
– Cópias de colegas ou de outros autores não serão aceitas.
– Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download no Material da Disciplina.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.
– Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
– A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.
– Formatar a atividade de acordo com as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).
– Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão “Selecionar arquivo”. Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar”. Após “Finalizar a atividade”, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
– Em caso de dúvidas, entre em contato pelo Fale com o Mediador.