MAPA – PSICO – NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM – 51/2024
Phineas Gage era um jovem americano de 25 anos que, em 1848, sofreu um acidente no qual uma barra de ferro de um metro atravessou seu crânio, mas ele não morreu. Sua mãe logo notou que parte da memória dele parecia prejudicada, apesar de o relato do médico dizer que a memória, a capacidade de aprendizado e a força motora de Gage terem sido inalteradas. Phineas foi um homem independente e funcional, tendo ido trabalhar como cocheiro no Chile. Os relatos indicam que foi através do trabalho, que suas habilidades sociais retornaram e ele estava cada vez mais reabilitado ao convívio. Em 1860, Phineas adoece, volta para a casa da mãe após começar a ter quadros convulsivos e falece em maio do mesmo ano.
Atualmente, o acidente de Phineas já foi simulado em computadores por pelo menos dois grupos de pesquisa. A análise mais recente, em 2012, estima que ele perdeu cerca de 15% de massa cerebral, tendo a barra de ferro levado parte do córtex e parte dos núcleos internos do cérebro. Isso justifica as alterações de comportamento e perdas de memória, afinal, foram danificadas regiões como o córtex pré-frontal, que é parte importante na tomada de decisões e planejamento (Pinchini, 2021).
Fonte: https://pintofscience.com.br/blog/o-curioso-caso-de-phineas-gage/. Acesso em: 23 jan. 2024.
Gage já era adulto quando o acidente aconteceu, mas, se fosse criança, talvez as alterações cerebrais teriam sido mais amenas. A criança está em processo de desenvolvimento cerebral e tem neuroplasticidade favorecida pela idade, e seu aprendizado ocorre numa velocidade maior quando comparado à velocidade de aprendizagem de um adulto.
Imagine-se atuando como profissional da educação. Você trabalha como psicopedagogo no ensino-aprendizado de uma escola infantil e deve apresentar um texto para a coordenação da escola em que explique a relação entre neurociência e aprendizagem, apresentando os seguintes itens:
- a) Descreva como transcorre a maturação do sistema nervoso.
- b) Explique, de modo sucinto, como pode ocorrer a neuroplasticidade.
- c) Cite quais são os elementos fundamentais para o ensino-aprendizado de uma criança.
- d) Descreva como se processa a formação de memórias de longa duração e quais são as regiões cerebrais envolvidas.
- e) Explique como o humor auxilia a aprendizagem.
Seu texto deve ter entre 15 e 25 linhas. Você deve utilizar o livro didático para elaboração do texto, mas atenção: não copie trechos do livro sem realizar as devidas citações e referências.
ATENÇÃO:
* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO – localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA, em seu Studeo – realize a atividade neste arquivo e, em seguida, faça o envio.
* Acesse a Sala do Café, pois nela foram disponibilizadas informações detalhadas para realização desta atividade, dentre elas um vídeo do professor com orientações de como realizar o MAPA.
* O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto, certifique-se de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.
* Formatação: letra Times New Roman ou Arial, tamanho de letra 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e demais normas da ABNT.
* Caso utilize citações para fundamentar seu texto, siga as normas da ABNT para citações e referências e informe a referência completa do material pesquisado ao final do seu MAPA, mesmo que seja do livro da disciplina.
* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no Fórum MOMENTO TIRA-DÚVIDAS DO MAPA.