MAPA – PSICO – PSICOPEDAGOGIA APLICADA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E TERCEIRA IDADE – 52_2025
Joseph Novak criou o Mapa Conceitual com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Definiu-o como uma representação gráfica de um conjunto de conceitos em duas dimensões, de modo que as relações entre ambos fossem evidenciadas. Consiste, portanto, no uso de recursos gráficos para organizar e representar o conhecimento por meio de conceitos.
Fonte: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2687/1683&ved=2ahUKEwihirTFireMAxVbL7kGHV5hIesQFnoECBkQAQ&usg=AOvVaw3hH3-dqNnWMTdOjxngYX08. Acesso em: 1º abr. 2025.
Com base nas Teorias de Aprendizagem e nos conceitos apresentados no Tema 1 do seu livro didático, considere a citação de Joseph Novak sobre o Mapa Conceitual, que se fundamenta na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, e o exemplo de uma avó motivada a retomar os estudos para auxiliar a neta.
Instruções:
1) Elabore um MAPA CONCEITUAL destacando os três aspectos importantes que tornam essa avó pronta para aprender.
2) Utilize recursos gráficos para organizar e representar o conhecimento de forma clara e coerente.
3) O Mapa Conceitual deve evidenciar a relação entre os conceitos escolhidos e como eles contribuem para o aprendizado da avó.
Reflita em aspectos relacionados à motivação, experiência de vida e disposição para aprender, entre outros que achar relevantes, e não se esqueça de se basear nos conceitos do Tema 1 do livro didático.
Explore sua criatividade ao elaborar o Mapa Conceitual, abuse dos recursos visuais disponíveis!!! Para fazer esse MAPA, assista ao vídeo disponível no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=mhQlAv8Av1s