MAPA – TOC – PSICOMOTRICIDADE E TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL – 52_2024
Olá, acadêmico(a) do curso de Terapia Ocupacional!
A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de avaliação Prática da Aprendizagem.
O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imersivo em uma análise da Psicomotricidade e Terapia de Integração Sensorial para Alunos com Transtorno de Modulação Sensorial.
PROBLEMATIZAÇÃO: Como a Psicomotricidade e a Terapia de Integração Sensorial podem ser adaptadas e aplicadas de forma eficaz para auxiliar no desenvolvimento de alunos com Transtorno de Modulação Sensorial?
SIGNIFICAÇÃO:
Compreender a importância da Psicomotricidade e da Terapia de Integração Sensorial para alunos com Transtorno de Modulação Sensorial é fundamental. Essas abordagens podem ajudar a melhorar a regulação sensorial, a modulação dos estímulos sensoriais e a qualidade de vida desses individuos.
EXPERIMENTAÇÃO:
Trabalhar com Transtorno de Modulação Sensorial requer sensibilidade e especialização. A Terapia de Integração Sensorial é uma abordagem eficaz, baseada na regulação das sensações. Além disso, a modificação do ambiente e o uso de técnicas de relaxamento são importantes. Profissionais devem compreender as necessidades e desafios dos pacientes, demonstrando empatia e paciência.
REFLEXÃO:
A Psicomotricidade e a Terapia de Integração Sensorial podem ser adaptadas e aplicadas de forma eficaz para alunos com Transtorno de Modulação Sensorial, mesmo à distância. Essas abordagens continuam sendo valiosas ferramentas para promover a regulação e a modulação sensorial, contribuindo para a qualidade de vida.
CONCEITUALIZAÇÃO:
Transtorno de Modulação Sensorial envolve a compreensão de como o cérebro processa e responde a estímulos sensoriais. Nesse transtorno, ocorrem dificuldades na regulação das sensações, resultando em respostas sensoriais desproporcionais ou inadequadas. Isso pode afetar várias áreas da vida, como a capacidade de concentração, interação social e desempenho acadêmico. A Terapia de Integração Sensorial é uma abordagem terapêutica eficaz, que busca ajudar os indivíduos a regular e integrar suas sensações de forma mais adequada, promovendo uma melhor adaptação ao ambiente e melhoria na qualidade de vida.
AÇÃO: Chegou o momento mais esperado em sua atividade Mapa, aquele em que você irá colocar a mão na massa e partir para a Ação.
Sobre TRANSTORNO DE MODULAÇÃO SENSORIAL:
A apresentação clínica do Transtorno de Modulação Sensorial é notavelmente diversificada, podendo impactar um ou mais dos sete sistemas sensoriais. Os sintomas variam em intensidade, desde formas leves até graves, e englobam hipersensibilidade sensorial, hipossensibilidade sensorial, busca sensorial, ou mesmo uma combinação desses três subtipos.
01) Explique com suas palavras: Hiper-responsividade.
02) Explique com suas palavras: Hiporresponsividade.
03) Explique com suas palavras: Busca Sensorial.
04) Considerando que o Transtorno de Modulação Sensorial pode apresentar uma gama de intensidades, desde leve até severa, como os profissionais de saúde podem adaptar suas abordagens terapêuticas para atender às necessidades específicas de cada paciente?
IMPORTANTE:
1. Acesse o link com um vídeo explicativo sobre esta atividade.
2. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.
3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
8. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!