MAPA – TOC – RECURSOS TERAPÊUTICOS EM TERAPIA OCUPACIONAL – 51_2025
MAPA Análise de Caso – Uso de Recursos Terapêuticos em Pacientes com Deficiência Física
O Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) para paralisia cerebral é baseado no movimento iniciado voluntariamente, com ênfase no sentar, transferências e mobilidade. Ao definirmos um sistema de classificação em cinco níveis, nosso principal critério é que as distinções entre os níveis devam ser significativas na vida diária. As distinções são baseadas nas limitações funcionais, na necessidade de dispositivos manuais para mobilidade, e em menor grau, na qualidade do movimento. As distinções entre os Níveis I e II não são tão nítidas como a dos outros níveis, particularmente para crianças com menos de dois anos de idade.
PFEIFER, Luzia Iara; FUNAYAMA, Carolina Araújo Rodrigues. GMFCS – E&R: Sistema de classificação da função motora grossa – ampliado e revisto. Ribeirão Preto: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2010. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002175082. Acesso em: 31 jan. 2025.
Com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina, analise o seguinte caso:
Você foi designado para trabalhar com um paciente fictício de 12 anos que possui paralisia cerebral quadriespástica, uma condição que causa rigidez, espasticidade e dificuldades significativas de controle motor nos quatro membros. O paciente se enquadra no nível II da Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS II), o que significa que ele é capaz de se locomover de forma independente em superfícies planas, mas pode precisar de apoio para percursos longos ou terrenos irregulares, além de enfrentar desafios no equilíbrio e na coordenação motora.
Além das limitações motoras, o paciente apresenta comprometimento cognitivo leve (CCL), que afeta funções como memória, atenção, linguagem, raciocínio e habilidades executivas. Esses déficits podem dificultar a execução de tarefas que exigem organização sequencial, adaptação a novas estratégias e manutenção do foco em atividades diárias.
Diante desse quadro, o paciente busca melhorar sua capacidade de realizar atividades diárias essenciais, como se alimentar, escrever e utilizar o celular, visando maior autonomia e qualidade de vida.
Com base nesse caso, realize as seguintes etapas:
- Levantamento de Necessidades:
Descreva as principais necessidades do paciente, levando em consideração suas limitações físicas e cognitivas. Quais atividades diárias ele tem mais dificuldade em realizar? Quais são suas prioridades de vida e quais são seus objetivos terapêuticos? - Identificação de Tecnologias Assistivas:
Pesquise e liste pelo menos três tecnologias assistivas que poderiam ser utilizadas para ajudar esse paciente a melhorar sua funcionalidade e autonomia nas atividades diárias. Para cada tecnologia, explique como ela pode ser aplicada no caso do paciente, destacando suas vantagens e limitações. - Planejamento Terapêutico:
Com base nas tecnologias assistivas escolhidas, desenvolva um plano de intervenção terapêutica. Inclua a descrição das atividades que você irá realizar com o paciente, como o uso das tecnologias assistivas, e como você vai monitorar o progresso do paciente. Considere também a necessidade de trabalhar habilidades motoras e cognitivas sem depender excessivamente das tecnologias. - Reflexão Crítica:
Após o planejamento, escreva uma reflexão crítica sobre o uso das tecnologias assistivas em Terapia Ocupacional. Quais os desafios éticos e profissionais você enfrenta ao balancear o uso de recursos tecnológicos com o desenvolvimento de habilidades próprias do paciente? Como garantir que o paciente não se torne excessivamente dependente das tecnologias?
Orientações para entrega:
A atividade deverá ser entregue em formato de relatório, contendo as respostas para as questões acima, com base em pesquisa, leitura e análise crítica do caso. O relatório deve ter no máximo 5 páginas e ser enviado até a data estipulada.
- Leia atentamente o comando da atividade: certifique-se de compreender todos os requisitos antes de iniciar.
2. Use o Template de Entrega: a entrega deve ser feita exclusivamente no Template de Atividade MAPA, disponível para download em Material da Disciplina > Ambiente da disciplina.
3. Revisão e Envio: revise bem o arquivo antes de enviá-lo no Studeo, assegurando-se de que é o documento correto. Atenção: após o envio, não serão permitidas alterações, pois há apenas uma tentativa de envio.
4. Formato do Arquivo: envie seu trabalho no formato DOC ou PDF.
5. Evite Cópias Indevidas: trabalhos com trechos copiados de materiais externos ou de outros alunos, sem as devidas referências, serão zerados.
6. Sem Correções Parciais: ao longo da disciplina, não serão feitas correções parciais (ex.: “Professor, veja se minha atividade está certa”). Interpretar e realizar a atividade de forma autônoma faz parte do processo avaliativo.
7. Sanar Dúvidas: para dúvidas sobre o conteúdo da atividade, entre em contato com a mediação dentro do prazo, para garantir que conseguirá sanar suas dúvidas em tempo e realizar sua participação completa.
8. Prazo de Entrega: evite enviar a atividade perto do prazo final, para minimizar riscos de problemas técnicos (como internet, computador, software, etc.). O prazo é definitivo e não será flexibilizado.
Caso tenha dúvidas, entre em contato com o(a) Professor(a) Mediador(a) pelo Studeo na área Fale com o Mediador.
Bom estudo e sucesso na atividade!