Modelo de Classe Extraído
Curso: representa um curso educacional com atributos como título, descrição e
duração;
Aluno: representa um aluno inscrito em um curso, incluindo atributos como nome,
informações de contato e progresso;
Fórum de discussão: representa um fórum para os alunos interagirem e fazerem
perguntas, com recursos como tópicos e respostas;
Avaliação: representa uma avaliação ou questionário para avaliar o conhecimento do
aluno;
Instrutor: representa um instrutor ou professor associado a um curso;
Sessão: representa uma sessão conduzida por instrutor ou sala de aula virtual, incluindo
detalhes como data, hora e materiais;
Relatório de progresso: representa um relatório sobre o progresso de um aluno em um
curso;
Matrícula: gerencia a matrícula de alunos em cursos.
Perceba que os modelos de classe são derivados analisando os requisitos e identificando os
conceitos-chave de domínio e seus relacionamentos.
As classes capturam o comportamento essencial e o estado do sistema, permitindo um design
centrado no domínio.
Claro, os exemplos que expusemos aqui são simplificados e, em cenários do mundo real, análises e
refinamentos adicionais podem ser necessários, bem como a descoberta de novas classes.
Normalmente, os especialistas do domínio (analistas de negócios ou donos de produtos), partes
interessadas e equipes de desenvolvimento colaboram para refinar iterativamente os modelos de
classe e garantir que eles representem com precisão o domínio do problema (escopo e
detalhamento para a solução específica de software).
Mapeamento de Histórias do Usuário
Agora, vamos tratar da técnica de mapeamento de histórias do usuário, tipicamente um processo
ágil, lembrando-se de que se trata de uma técnica que permite que as equipes visualizem e
organizem histórias de usuários de forma estruturada, facilitando uma compreensão holística da
funcionalidade e da experiência do usuário do produto. Ele ajuda a criar um entendimento
compartilhado entre as partes interessadas e permite a priorização e o planejamento dos esforços de
desenvolvimento.
Essa técnica envolve a criação de uma representação visual, normalmente, na forma de um Mapa ou
Quadro de história, que retrata as histórias do usuário em um fluxo lógico. O Mapa consiste em linhas
horizontais, que representam diferentes atividades ou fluxos de trabalho do usuário, e colunas
verticais que representam os níveis de interação do usuário ou funcionalidade do sistema.