Marketing Internacional
Hoje em dia, os fatores políticos, econômicos e sociais sobre o resultado final das ações comerciais
de uma nação no âmbito internacional são fundamentais no contexto da globalização. Em virtude
disso, todas as ações mercadológicas das organizações, no campo internacional, devem ser
precedidas de uma cuidadosa estratégia de marketing. A ciência que estuda essas ações e suas
implicações é o marketing internacional, que podemos entender como um processo que visa
otimizar os recursos e orientar os objetivos de uma empresa através das oportunidades de um
mercado global.
De acordo com Ludovico (2018) no mundo globalizado, a internacionalização dos negócios é uma
etapa importante para que a empresa abra frentes em novos mercados. Com isso, ela consegue
ampliar a vantagem competitiva, conhecendo diferentes tipos de consumidores. O ponto estratégico
está no marketing global ou internacional que será colocado em prática. O objetivo do marketing
internacional é criar valor para o público-alvo com o intuito de entender o posicionamento correto
do produto, serviço ou marca diante de determinado tipo de consumidor. É importante lembrar que
costumes e cultura não se mudam. A empresa deve conhecer e se adaptar. O marketing internacional
é mais complexo do que o marketing doméstico e traz novos desafios, como barreiras culturais e
legislação local.
Para Lima (2015), tendo em vista o propósito de difundir os negócios mundialmente, podemos definir
o conceito de marketing internacional como o conjunto de estratégias relacionadas à
internacionalização dos produtos ou serviços da organização. Nas ações de marketing internacional é
necessário adaptar o planejamento, a produção, a divulgação e a promoção para os mercados
externos. Cada mercado opera de uma forma diferente.
Dessa forma, para entendermos o marketing internacional, devemos partir do marketing tradicional e,
em seguida, distinguir as especificações do marketing na sua versão global. Do ponto de vista
internacional, o marketing puro se distingue do marketing local, relacionado à ação a ser exercida.
Isso acontece, principalmente, em relação ao mercado-alvo a ser atingido, que passa a ser em outro
país, pois o resto dos demais componentes do marketing é equivalente. Contudo, existe a
necessidade de adaptação, pois as estratégias deverão ser adequadas às características de cada país,
como aspectos econômicos, socioculturais, políticos, financeiros, legais e tecnológicos.
De acordo com Cateora, Gilly e Grahan (2012), o marketing internacional gerencia o fluxo de produtos
e serviços e o adéqua para consumidores de determinado país ou conjunto de países. Dentro desse
contexto, a principal função do marketing internacional é realizar atividades mercadológicas e
gerenciar o fluxo de bens ou de serviços desde uma organização até seus consumidores, em mais
de um país, sempre analisando a diversidade cultural, racial e social de cada região ou país. Essa
função teve início nos primórdios da era mercantilista, quando começou a haver movimentos
comerciais entre nações.
Segundo Lima (2015) a atividade de marketing internacional trabalha diretamente com o comércio
exterior, que sofreu um forte impacto com o estabelecimento de blocos econômicos e áreas de livre
comércio, como a União Europeia, o Nafta e o Mercosul. Todos esses fatores interferiram e
interferem fortemente no marketing global e criam algumas nuances nas relações entre nações e
empresas que disputam espaço no mercado internacional. É preciso fazer um estudo sobre cada país
e sua cultura, economia, política, leis e instrumentos normativos, regras de marcas, patentes,
licenciamento e câmbio. Cada variável pode facilitar ou dificultar o processo de marketing
internacional. É preciso analisar cada ambiente, para que a cultura de um país possa ser respeitada
pelos profissionais de marketing e para que se possa obter sucesso nos negócios.