No Brasil, durante a Primeira República (1889-1930), em especial em sua proclamação, o Positivismo, método fundado por Augusto Comte, influenciou os debates sobre a educação no país. Um dos personagens importantes na defesa do método positivista foi Benjamin Constant, militar brasileiro e participante do movimento republicano.
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre o Positivismo e sua influência na educação brasileira, assinale a alternativa correta.
Estabelecendo uma educação fundada na subjetividade, o positivismo buscou valorizar o ambiente escolar como uma fraternidade. Para os seguidores de Augusto Comte, o mais importante é o tratamento humano, e não a razão científica.
Comte foi um defensor da teologia cristã. Por sua inspiração, no Brasil, foi estabelecida uma reforma educacional que permitiu um aumento da influência das escolas confessionais na formação básica.
O lema impresso na Bandeira Nacional, Ordem e Progresso, é inspirado nas teses de Augusto Comte. Com forte teor da disciplina militar, o lema buscava considerar que a razão deve orientar a ação, fator decisivo para o progresso do país, segundo o pensamento positivista.
A democracia dentro da escola foi proposta por Benjamin Constant, então ministro da educação do governo do Marechal Deodoro da Fonseca, o proclamador da república. Os militares consideravam que a liberdade deve ser estabelecida desde a formação básica, incentivando a cidadania.
A escola otimista, como é conhecida a metodologia positivista, tinha como base a percepção de progresso como condição da vida social. Logo, o termo se associa à classificação dos conteúdos que exaltam os feitos humanos, para estimular o sucesso dos alunos na escola e na vida social.