“No segundo ano de uma faculdade de história, o aluno X se deparou com a disciplina ‘Introdução à Pesquisa Histórica’. Nela, o estudante deveria, primordialmente, elaborar um projeto de pesquisa em história, de modo a obter os créditos necessários para a aprovação. O professor, ao apresentar essa proposta de avaliação, não deu maiores explicações, apenas deixando um texto para que os estudantes lessem e apresentassem uma proposta inicial e posteriormente iriam aprimorando esta proposta.
Ao se deparar com essa situação, o aluno X leu o material e apresentou a seguinte problemática de pesquisa: O ESTUDO SOBRE O NAZISMO ALEMÃO.”
A proposta apresentada pelo aluno X está clara e recortada.
A proposta do aluno X apresenta um espaço (Alemanha), mas está muito ampla.
A problemática apresentada pelo aluno X apresenta recorte geográfico e temporal.
O aluno X demonstrou confusão ao elaborar uma problemática em pesquisa histórica, pois partiu para o campo da ciência política.
O aluno X não necessita de maiores explicações de seu professor, tendo em vista que ele possui clareza sobre os recortes que uma pesquisa em história necessita.