Projeto Integrador Transdisciplinar em Educação
Física I.
O Projeto Integrador Transdisciplinar tem como base a concepção de que o processo de ensino e
aprendizagem que possui uma metodologia interdisciplinar e transdisciplinar é capaz de estimular e
incentivar práticas de estudo e produção do conhecimento que promovem o desenvolvimento de
competências e habilidades essenciais para a formação acadêmica e profissional, pois estimula a
interrelação e o diálogo entre as diferentes disciplinas que compõem o currículo de formação,
possibilitando o debate em torno de situações-problema que levam os estudantes a pensar e
repensar os conceitos aprendidos a partir de diferentes perspectivas e contextos.
Dessa forma, a realização do Projeto Integrador Transdisciplinar está alinhada à necessidade
contemporânea de preparar os estudantes para uma atuação compatível com a realidade e as
necessidades locais, de modo a fazê-los entender os conteúdos, métodos e técnicas estudados
como instrumentos necessários para dar respostas às situações das quais se depararão nas suas
práticas cotidianas. A proposta é conduzir os processos de ensino e aprendizagem de forma mais
dinâmica, articulando conteúdos e conhecimentos essenciais à compreensão da realidade
circundante.
O desenvolvimento da disciplina permitirá um estudo com foco no desenvolvimento de
competências pois os conhecimentos adquiridos e produzidos durante o processo deixarão de ser
compreendidos de forma disciplinar e isolada, passando a serem tratados de forma interdisciplinar e
transdisciplinar.
No Projeto Integrador Transdisciplinar I, os alunos se depararão com três situações-problemas nos
quais deverão pensar e refletir, de maneira coletiva, a resolução do problema, dando respostas aos
questionamentos apresentados.
Situação-Problema 1
Existe, em nossa sociedade atual, maior clareza de diversas situações que antes possuíam um olhar
pré-histórico, machista, preconceituoso e limitado, que era erroneamente tratado como
tradicionalista por muitos. Imagine que você assume uma turma de adolescentes, e dentre suas
práticas estão algumas modalidades esportivas, tais como: Futebol e vôlei. Ao dividir a turma, nota-se
que a maioria dos rapazes procuram a organização dos times de futebol enquanto em outra mão a
maioria das meninas começam a se organizar para jogar vôlei. Nota-se que existe uma triste
construção desse olhar antes atribuído como tradicional. Identificando esse problema, crie
estratégias para desconstruir esse preconceito, e aplicar atividades de que visam à igualdade para
ambos os gêneros da turma.
Situação-Problema 2
A cultura brasileira é riquíssima, e existe uma exploração muito interessante dentro da cultura
corporal relacionada a danças, jogos e brincadeiras da nossa cultura. No entanto, a prática de
diversas modalidades esportivas, entre outros jogos provenientes de outros países, pode se tornar
ferramenta muito interessante para a estruturação de atividades atreladas à Educação Física. Visto
isso, busque construir, ao menos dois planos de aula diferentes, que trazem a inserção de uma nova
cultura, seja por meio de um esporte, dança, jogo ou brincadeira relacionada ao movimento
corporal.
Situação-Problema 3
Realize uma lista das disciplinas cursadas em um dos semestres de sua formação em Educação Física
e, após observá-las com cuidado, procure elaborar um projeto de intervenção que aborda cada uma
dessas disciplinas, com atividades práticas e ambiente físico fictício, ou seja, você está livre para
escolher e pensar no melhor cenário possível para realização das atividades. Após essa construção,
indique quais adaptações deveriam ser realizadas, para um cenário com limitação de espaço físico e
materiais.
Problema em Foco
Todas as três situações-problema acima possuem ligação transdisciplinar e se apresentam em um
contexto de realidade. Cada uma delas ocorre no dia a dia de um educador físico, portanto, procure
estabelecer, com base nos conhecimentos aprendidos em cada uma de suas disciplinas cursadas,
como é possível resolver os problemas acima apontados, da maneira mais ética, didática e
esclarecedora possível. Lembre-se de usar métodos científicos e tecnológicos ao seu favor. Mãos à
obra!