O desenvolvimento lógico-matemático em crianças com necessidades especiais requer a consideração das especificidades cognitivas e das etapas do desenvolvimento intelectual. A inclusão de metodologias que respeitem essas particularidades é crucial para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação matemática que favoreça seu crescimento e aprendizado.
O uso de recursos visuais e manipulativos é recomendado para apoiar o desenvolvimento lógico-matemático, especialmente em crianças com necessidades especiais, pois essas estratégias ajudam a adaptar o ensino às suas capacidades cognitivas (Bruson, 2012).
Bruson, A. Inclusão e Ensino de Matemática: Uma Perspectiva Cognitiva. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2012.
Qual das alternativas seguinte é uma prática pedagógica recomendada para apoiar o desenvolvimento lógico-matemático em crianças com necessidades especiais, levando em conta as etapas do desenvolvimento intelectual?
Fornecer instruções verbais complexas sem considerar a capacidade de processamento dos alunos.
Implementar um currículo rígido e não adaptável, focado apenas em conceitos avançados de Matemática.
Promover atividades que exigem habilidades cognitivas superiores antes de consolidar os conceitos básicos.
Utilizar exclusivamente materiais didáticos tradicionais sem adaptações para alunos com necessidades especiais.
Aplicar estratégias que envolvam o uso de recursos visuais e manipulativos para facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos.