“Ali andavam entre eles três ou quatro moças, bem moças e bem gentis, com cabelos muito pretos, compridos pelas espáduas, e suas vergonhas tão altas, tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras que, de as muito bem olharmos, não tínhamos nenhuma vergonha. Entre elas andava uma com uma coxa por cima de si e um moço a puxava pelas mãos, da maneira que se ela não o cobrisse de si mostrara a sua vergonha. E eles andavam assim, tão alegres, em tanta inocência como em suas aldeias. E segundo pude entender, andavam ali em suas festas por algum respeito que fizeram a nós. Eram elas mui bem-feitas, de corpos e de rostos; e os cabelos delas, uns delas eram corredios e outros carapinhos; e os corpos delas tão limpos e tão gordos e tão formosos, que bem parecia gente de linhagem. E dos rapazes, uns são brancos, outros pardos, outros pretos, uns de cabelos crespos, outros de cabeça rapada, uns de uma maneira, outros de outra. E andavam entre eles com uma vergonha que era prazer vê-la, assim de meninos como de moças, e a todos ajudávamos em tudo o que lhes davam, e eles muito nisso se contentavam”.
Fonte: https://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000292.pdf. Acesso em: 10 maio 2024.
A partir da leitura deste excerto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O documento histórico de Pero Vaz de Caminha é fundamental para compreender os primeiros contatos entre os europeus e os povos nativos do Brasil.
II. A análise crítica desse documento histórico é essencial para compreender as perspectivas eurocêntricas e as lacunas na representação dos povos indígenas.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira quanto a segunda são proposições falsas.