O materialismo histórico e dialético influenciou a educação no Brasil. Hoje, o que denominamos de pedagogia histórico-crítica é uma expressão desta influência. Para esta linha teórica, a educação tem um papel fundamental diante dos problemas sociais.
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre a pedagogia histórico-crítica e a influência do materialismo histórico na educação, assinale a alternativa correta:
A educação deve ser uma reprodutora de conteúdos, não deve se levar para o ambiente educacional os debates sobre as questões sociais.
Para este pensamento educacional, o professor tem papel secundário na formação dos alunos, e os meios técnicos da educação devem ser valorizados.
A didática é elemento central no pensamento histórico-crítico. As etapas formais de análises dos conteúdos devem ser respeitadas, principalmente com livros didáticos que resumem a proposta de ensino.
Toda a educação tem como principal elemento de formação o espaço físico. O aluno deve ser acomodado em um ambiente que o condicione ao ensino e aos conteúdos aplicados.
A educação deve ser direcionada a potencializar a capacidade de análise e crítica do aluno. O conhecimento deve ser instrumento para a compreensão e consciência social na busca de superação das desigualdades.